Costa oeste dos EUA cancela alertas de tsunâmi após erupção de vulcão no Pacífico

Alertas de tsunâmi foram emitidos na manhã de sábado (15) para toda a costa oeste dos EUA depois que um vulcão submarino entrou em erupção próximo à ilha de Tonga, no Oceano Pacífico. As consequências da erupção chegaram rapidamente ao Hawaii, que registrou fortes correntes e inundações costeiras, e emitiu alerta que vigorou durante toda a tarde de sábado e foi cancelado nas primeiras horas da noite. Já na área que vai da Califórnia ao Alasca, o aviso foi mantido até o início de domingo (16).

A cidade de Laguna Beach, Califórnia, fechou todas as praias, calçadões, portos e píeres , dizendo aos moradores: “Por favor, fiquem fora da água e longe da costa”. As ondas mais altas registradas foram em Port San Luis, Califórnia; King Cove, Alasca; Area Cove, Califórnia; Crescent City, Califórnia ; e Port Reyes, Califórnia. No Japão, as autoridades relataram dois tsunamis relativamente pequenos na remota ilha de Amami.

Imagens de satélite mostraram o momento em que o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado a 65 quilômetros mar a dentro de Tonga, eclodiu, formando uma enorme nuvem de cinzas no ar e espalhando uma onda de choque pelo mar ao redor. Assustados, os habitantes se refugiaram nos pontos mais altos do território para evitar as ondas gigantes que alagaram toda a área. “Foi uma grande explosão”, contou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, à Reuters. “O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Veio em ondas. Meu irmão mais novo achava que bombas estavam explodindo perto de nossa casa.”

Poucos minutos depois, a água invadiu sua residência e ela viu o muro de uma casa vizinha desabar. “Soubemos imediatamente que era um tsunami, com a água que atingia a casa. Dava pra ouvir gritos por toda parte e todos começaram a fugir para as alturas”, acrescentou. O rei Tupou VI de Tonga foi retirado do seu palácio perto da costa por militares e levado para um local seguro. Não há registro de vítimas.

Fonte: AcheiUSA