Norte-coreana fugiu do país para sobreviver ao governo repressor; conheça livro

Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando abandonou a Coreia do Norte. Mas sabia que fugir era a única maneira de sobreviver ao governo e, finalmente, obter liberdade.Divulgação, publicado pela Companhia das Letras com o subtítulo “A Jornada de Uma Garota Norte-Coreana para a Liberdade”, conta a história da garota desde a infância até o momento em que decidiu fugir, aos 13 anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas.
“Sou muito grata a duas coisas: ao fato de ter nascido na Coreia do Norte e ao de ter escapado da Coreia do Norte. Esses dois eventos me configuraram, e eu não os trocaria por uma vida comum e pacífica. Mas há muito mais na história de como me tornei o que sou hoje”, escreve.
O acompanha a história de Yeonmi Park na viagem pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, guiada pelas estrelas, em direção à Coreia do Sul.
“Ao longo de minha jornada, vi os horrores que seres humanos podem infligir uns aos outros, mas também testemunhei atos de ternura e bondade e sacrifício nas piores circunstâncias imagináveis.

Fonte: Folha de S.Paulo