Onda do chá volta, forma sommeliers e leva a reinvenção de produtores de SP

14/01/201802h00São 2h da manhã de uma quarta-feira de dezembro, e Elizabeth Ume Shimada, 91, já acordou para trabalhar. Enquanto cuida da plantação de chá no seu sítio em Registro (SP), a fábrica Amaya, ali perto, começa a processar as folhas da bebida.
Sobreviventes de uma crise que quase acabou com o chá na região, as famílias Shimada e Amaya protagonizam uma reinvenção do cultivo na cidade do Vale do Ribeira, a 188 km de São Paulo. O renascimento vem junto com novos cursos e estabelecimentos dedicados à bebida no país. De casas especializadas a quiosques de shoppings, de clubes de degustação à formação de especialistas.
Criado em 2016, o curso de sommeliers de chá da especialista Dani Lieuthier, por exemplo, está na 20ª turma. Pesquisadora e autora de mix de sabores da bebida, ela já percorreu mais de dez países para conhecer mais o tema –o que incluiu de plantações no interior da China a casas sofisticadas na Europa.

Em sua avaliação, no Brasil ocorre agora com o chá o mesmo que aconteceu com o café e a cerveja: o interesse crescente por produtos especiais, ou “gourmets”.

Fonte: Folha de S.Paulo