Pelé é sepultado em Santos; mais de 230 mil pessoas compareceram ao velório do Rei

O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi sepultado na tarde desta terça-feira (3), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, litoral de São Paulo. A cerimônia foi reservada para 120 familiares e convidados. O velório do Rei reuniu cerca de 230 mil pessoas, incluindo a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a Vila Belmiro uma hora antes do término da cerimônia, ao lado da primeira-dama, Janja.

Após o velório, o caixão de Pelé seguiu em cortejo pelas ruas da cidade e passou em frente a casa de Dona Celeste, mãe do Rei, de 100 anos. Acamada, ela recebeu a notícia da morte do filho horas antes do funeral e não saiu na sacada da casa para a despedida.

A esposa de Pelé, Marcia Aoki, e os filhos do ex-jogador, Joshua Arantes, Edinho, Flavia e Kelly Nascimento, estiveram presentes ao longo dos dois dias de cerimônia. Amigos, torcedores, jogadores, e autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também marcaram presença na cerimônia de despedida do Rei.

A ausência de jogadores, especialmente os campeões das Copas de 1994 e 2002 pela Seleção Brasileira, chamou a atenção e gerou uma onda de críticas na internet. Neymar e Tite, que deixou o comando da equipe canarinho recentemente, também não compareceram. Em dezembro, ainda hospitalizado, Pelé escreveu uma carta emocionante a Neymar após eliminação do Brasil na Copa. “O nosso maior dever, como atletas, é inspirar”, disse o Rei ao jogador, em sua última declaração pública.

O sepultamento do corpo de Pelé ocorreu por volta das 14h no mausoléu do cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, que fica a 1km de distância do estádio da Vila Belmiro, casa do Santos Futebol Clube.

Fonte: AcheiUSA