Trump recebe 34 acusações criminais em tribunal de New York e se declara inocente

O ex-presidente Donal Trump chegou ao tribunal criminal de Manhattan, em New York, por volta das 1:25 p.m. desta terça-feira (3), e foi colocado sob custódia das autoridades; mas não chegou a ser algemado, conforme acordado entre defesa e promotoria. Em silêncio, ele ouviu, uma a uma, as 34 acusações apresentadas contra ele por um grande júri sobre o suposto suborno da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels. Na sequência, se declarou inocente em todas elas. 

Trump é investigado pelo possível repasse de $130 mil à Daniels durante a campanha presidencial de 2016, para encobrir um relacionamento extraconjugal. Os registros do pagamento foram feitos pela Trump Organization. Mas os promotores afirmaram que o registro da empresa foi falsificado para encobrir outro crime, que diz respeito à lei eleitoral americana. De acordo com a agência Reuters, somadas, as 34 acusações imputadas ao líder Republicano carregam uma sentença de 136 anos de prisão.

Quando estava a caminho do tribunal, Trump postou nas sua rede social: “Indo para Lower Manhattan. Parece tão SURREAL – UAU, eles vão ME PRENDER. Não acredito que isso está acontecendo na América.” Especialistas ouvidos pela Reuters, entretanto, disseram que as chances de ele passar um tempo atrás das grades são muito baixas.  

Donald Trump já anunciou que vai concorrer às eleições presidenciais de 2024, e acusa os democratas de estarem por trás da denúncia contra ele para dificultar sua nomeação pelo Partido Republicano. Essa é a primeira vez na história dos EUA que um presidente, estando ou não no cargo, enfrenta acusações criminais. Trump foi liberado enquanto aguarda uma nova audiência.  De acordo com sua assessoria, ele retorna à Flórida ainda nesta terça, e fará um pronunciamento desde o seu resort em Mar-a-Lago às 8:15 p.m. ET

The post Trump recebe 34 acusações criminais em tribunal de New York e se declara inocente appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA