Governador anuncia medidas de proteção de imigrantes do ICE em NY

Foto23 Andrew Cuomo Governador anuncia medidas de proteção de imigrantes do ICE em NY
“Enquanto o governo federal continua ameaçando as nossas comunidades imigrantes, Nova York não parará de lutar para proteger os direitos dos novos americanos”, disse Cuomo

Andrew Cuomo divulgou 2 medidas de assistência e proteção aos imigrantes indocumentados  no estado

Na quinta-feira (14), o Governador Andrew Cuomo anunciou duas medidas de assistência e proteção aos imigrantes indocumentados que são alvos dos agentes do Departamento de Imigração (ICE). O Projeto de Defesa da Liberdade (LDP) tem selecionado provedores regionais e advogados para fazerem parte do Programa de Respostas Rápidas (RRP) cujo objetivo é responder às batidas surpresas realizadas pelas autoridades migratórias em Nova York. Além disso, o escritório de Cuomo para Americanos Novos selecionou 21 Centros de Oportunidades espalhados por todo o estado para oferecerem serviços especiais, educação e aconselhamento aos imigrantes em suas vizinhanças.

“Enquanto o governo federal continua ameaçando as nossas comunidades imigrantes, Nova York não parará de lutar para proteger os direitos dos novos americanos”, disse o Governador Cuomo. “Com este novo programa e a expansão dos centros de oportunidade, nós estamos garantindo aos imigrantes vulneráveis que são injustamente alvos do ICE que eles tenham acesso à assistência legal e serviços necessários para atingir seu potencial pleno em Nova York”.

“Nova York está comprometida a garantir as proteções e serviços para as crianças e famílias”, acrescentou a governadora interina, Kathy Hochul. “As novas medidas incluem o Projeto de Defesa da Liberdade, o qual proverá acesso aos imigrantes a serviços legais e garantir representação apropriada. Enquanto o governo federal continua a atacar os direitos dos imigrantes, nós acolhemos a nossa diversidade e cultura rica que faz de Nova York o Estado Império”.

Através de um processo competitivo, 7 provedores foram selecionados para enviarem pelo menos 15 advogados ao LDP para auxiliarem imigrantes que enfrentam problemas em todas as regiões do estado. Em dezembro, o RRP anunciou o lançamento de redes de serviços já providos pelos parceiros atuais do LDP e o estabelecimento de serviços emergenciais em imigrantes por todo o estado, especialmente em vizinhanças carentes. Áreas mais assoladas terão 2 advogados.

. Locais de atendimento:

Especificamente, esses novos centros fornecerão serviços gratuitamente:

  • Consulta Jurídica: Cada Centro de Oportunidades receberá um advogado de imigração qualificado e experiente para ajudar no processo de naturalização e fornecer consultas jurídicas gratuitas aos clientes. Cada Centro realizará pelo menos 10 dias de consultas sobre leis de imigração a cada ano.
  • Assistência à Naturalização: os Centros de Oportunidades ajudarão os novos americanos com aplicações de cidadania, incluindo os aplicativos N400, N600 e DACA, de maneira contínua. Cada Centro deve fornecer aos clientes informações sobre os recursos financeiros disponíveis para os custos de naturalização. Cada centro deverá enviar pelo menos 100 solicitações completas ao USCIS a cada ano. Os pedidos de cidadania e DACA serão preparados por representantes qualificados, credenciados pelo DOJ ou por advogados de imigração.
  • Oficinas comunitárias: Cada Centro de Oportunidades oferecerá oito oficinas comunitárias a cada ano, cobrindo tópicos incluindo envolvimento dos pais com as escolas, educação financeira, preparação para desastres, proteção ao consumidor e oportunidades educacionais para imigrantes e seus filhos.
  • Aulas de Preparação para a Cidadania: Cada Centro de Oportunidades oferecerá pelo menos uma turma voltada para os portadores de green cards que estão se preparando para o teste de naturalização. Os tópicos devem incluir cívicos, história, governo e outros tópicos dos EUA incluídos no exame.
  • Oficina de Lei de Imigração/Política Federal de Imigração: Cada Centro de Oportunidades realizará pelo menos quatro seminários cobrindo leis de imigração e informações sobre políticas federais de imigração. Os tópicos podem incluir: desenvolvimento de um plano de emergência familiar; designando procuração; Conhecer os seus direitos e responsabilidades se os funcionários da imigração forem à sua casa ou local de trabalho; o que fazer se você for preso; como encontrar um membro da família em detenção; e serviços consulares para as comunidades que qualificarem.

Fonte: Brazilian Voice