Governo Biden retira regra imposta por Trump de coletar DNA e impressões de voz de imigrantes

O governo do presidente Joe Biden retirou na sexta-feira uma proposta de seu antecessor que queria expandir a quantidade e os tipos de dados biométricos coletados pelas autoridades de imigração dos EUA.

A Agência de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) disse que retiraria a proposta apresentada para comentários públicos em setembro como parte da meta do governo de reduzir “barreiras e encargos indevidos” no sistema de imigração.

A agência disse em um comunicado que o Departamento de Segurança Interna continuará a coletar dados biométricos “quando considerado apropriado”. Esses dados incluem impressões digitais e fotos de candidatos à cidadania e varreduras de íris de pessoas detidas na fronteira.

A proposta do presidente Donald Trump, se aprovada, teria permitido ao USCIS coletar outros dados, como impressões de voz e DNA de qualquer pessoa que se inscreveu nos Estados Unidos e seus familiares, incluindo crianças.

A administração Trump argumentou que isso ajudaria a controlar a segurança, reduzir fraudes e tornar o sistema mais eficiente, uma vez que, por exemplo, as pessoas poderiam saber o status de seus aplicativos com uma só voz. O DNA, segundo as autoridades da época, serviria para garantir que os requerentes fossem membros da mesma família, e não seriam armazenados. Mas os críticos argumentaram que isso acrescentaria etapas desnecessárias a um processo de imigração já pesado e desencorajaria as pessoas de irem para os Estados Unidos, tendo que passar por uma coleta de dados tão intrusiva.

Fonte: Brazilian Press