Governo Trump estende TPS para certos imigrantes

Cumprindo uma liminar judicial, o Departamento de Segurança Interna anunciou na quinta-feira (28) a extensão do programa Temporary Protected Status (TPS). O programa protegerá imigrantes de El Salvador, Haiti, Honduras e do Sudão – que a administração Trump tentou encerrar.

Em um comunicado, o DHS informou que os titulares atuais do TPS dos quatro países terão suas proteções estendidas até 2 de janeiro de 2020. Estendendo o status legal de mais de 250 mil imigrantes enfrentando possível deportação , a administração está cumprindo uma liminar emitida pela US Circuit Court do Distrito Norte da Califórnia em outubro.

“Já era a hora que o Departamento de Segurança Interna estendesse seu status após a decisão do tribunal”, escreveu o deputado Raúl Grijalva em uma declaração na quinta-feira. “A xenofobia nunca deveria ser a força motriz da política de imigração, e o DHS também deveria estender o status de TPS àqueles do Nepal e de Honduras depois que eles retiraram suas proteções em 2018”.

Desde que o presidente Trump foi empossado, seu governo tentou acabar com os programas de TPS para vários países, incluindo El Salvador, Haiti, Honduras, Sudão, Nepal e Nicarágua. Mas, assim como com a tentativa de acabar com a iniciativa do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), os esforços do governo foram prejudicados por decisões judiciais.

A decisão de outubro pelo Distrito Norte da Califórnia resultou do processo Ramos v. Nielsen, no qual a American Civil Liberties Union (ACLU) e organizações de direitos dos imigrantes processaram a secretária do DHS, Kirstjen Nielsen e a agência por suposta discriminação e violação de regulamentação em sua decisão de finalizar o programa TPS para El Salvador, Haiti, Honduras e Sudão. Grupos de defesa também entraram com outro processo para impedir que a administração acabe com o STP para imigrantes hondurenhos e nepaleses.

Cerca de 200 mil salvadorenhos, 50 mil haitianos, 2.500 nicaraguenses e mil sudaneses têm atualmente proteções do TPS. Com informações da CBS News.

Relacionada:

Nova lei permitiria a imigrantes sob o “TPS” solicitarem residência permanente nos EUA

O post Governo Trump estende TPS para certos imigrantes apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News