ICE prende mãe em tribunal de audiência de custódia da filha no Kansas

ICE prende mãe em tribunal de audiência de custódia da filha no KansasAgentes do Immigration and Customs Enforcement prenderam a mãe de uma menina no local da audiência de disputa de custódia. Ulfat Lola Basic foi abordada por agentes do ICE no corredor do fórum de Johnson County em 7 de fevereiro, de acordo com sua advogada, Bridget Schell.

Basic e o ex-marido estão em uma disputa amarga de onde a filha de 14 anos deve frequentar a escola. A mãe quer que ela fique no Kansas, onde a filha sempre foi. Já o pai quer que ela vá para Missouri, cidade para onde se mudou.

Schell disse que nunca viu agentes do ICE prendendo pessoas em uma corte civil no condado de Johnson, tampouco de Wyndotte.

Rekha Sharma-Crawford, que agora é a advogada de imigração de Basic, disse que esse tipo de prisões dentro de um tribunal aumentaram nos últimos dois anos.

Basic entrou legalmente nos Estados Unidos em 1998, mas permaneceu no país depois que seu visto venceu. Ela teve uma condenação de DUI em 2010, mas fora isso não tem um histórico criminal.Ela tem guarda compartilhada da filha com o ex-marido.

Existe uma lista de locais sensíveis que agentes do ICE não costumam entrar, como escolas e igrejas. Tribunais não estão nessa lista.

O ICE disse que eles têm como alvo os tribunais para membros de gangues, pessoas que representam ameaças graves à segurança, ou se não conseguem encontrar o endereço de alguém.

Um memorando do ICE disse que seus agentes geralmente devem evitar o tribunal de família.

Os advogados de Basic estão solicitando o formulário I-213, que é o equivalente ao um boletim de ocorrência do ICE, para tentar ver porque o ICE foi avisado.

Shawn Neudauer, porta-voz do ICE, não comentou porque Basic era uma prioridade para a prisão, ou se os agentes do ICE não conseguiram encontrar seu endereço.

Neudauer disse, “O ICE continua concentrando seus recursos em indivíduos que representam uma ameaça à segurança nacional, pública e nas fronteiras. A ICE conduz prisões de imigração em conformidade com a lei federal e política da agência. O ICE não isenta as classes ou categorias de estrangeiros removíveis de possível prisão. Todos aqueles que violarem as leis de imigração podem estar sujeitos à prisão, detenção e, se for o caso, deportação por ordem judicial.

De acordo com o atual marido de Basic, Rafael Aponte, seu ex-marido, Éden Basic tem ameaçado denunciá-la ao ICE por anos como forma de manipulação. Éden negou a acusação.

Lola Basic foi solta ao pagar fiança, e está reunida com a filha. Com informações do 41 Action News.

Relacionada:

Brasileira estrela de reality show busca ajuda para pagar advogado de imigração

O post ICE prende mãe em tribunal de audiência de custódia da filha no Kansas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News