Beirute: explosão tóxica provoca mais de 100 mortes, 300 mil desabrigados e risco de desabastecimento

Beirute, Líbano — Foto Hussein Malla – AP.

As explosões que atingiram Beirute na terça-feira fizeram pelo menos cem mortos, 4 mil feridos e entre 250 mil e 300 mil pessoas estão desabrigadas ou tiveram suas casas profundamente afetadas diante do impacto das explosões, de acordo com a Cruz Vermelha Libanesa e a OMS. A causa suspeita é uma explosão de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio, substância utilizada como fertilizante.

O risco agora é de que a cidade e o país vivam um desabastecimento de alimento, alertam entidades operando nos resgates das vítimas.

Segundo as entidades que ajudam no resgate, ainda há pessoas presas nos escombros dos prédios atingidos pela explosão.

Nesta quarta-feira em Genebra, o diretor de operações da OMS, Mike Ryan, anunciou que sua agência está “pronta para ajudar o Líbano”. “Existem milhares de pessoas feridas e isso tudo vem num momento difícil”, disse. “Nossa equipe está presente”, explicou. Segundo ele, material hospitalar já foi enviado pela OMS para o país e, se necessário, equipes de emergência estão prontas para embarcar para Beirute. “Muitos hospitais estão saturados”, completou.

Países ajudam

Países como Kuwait ou Rússia já iniciaram o envio de assistência. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que fará uma visita à cidade para mostrar solidariedade e anunciar ajuda. Paris, um tradicional aliado de Beirute, conta ainda com uma importante comunidade de expatriados no país.

A França ainda enviou dois aviões com 15 toneladas de equipamentos sanitários para atender a 500 pessoas, além de equipes de emergência. Em outra declaração, o governador de Beirute, Marwan Abboud, revelou que a estimativa é de que mais de uma centena de pessoas continuam desaparecidas, inclusive bombeiros, e que os danos para a cidade podem chegar a 5 bilhões de dólares. Mais da metade da capital teria sido atingida.

Desabastecimento Outra preocupação se refere ao abastecimento de alimentos. O porto armazenava 85% dos estoques de cereais do país e principalmente o trigo, essencial para a base da alimentação da população. De acordo com o governo, o que sobrou dos estoques não cobre o consumo nem mesmo até o final do mês. Mas as autoridades insistem que não há risco de faltar pão e nem farinha. Com informações da AFP e Uol. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A série de explosões na região portuária de Beirute, no Líbano, que foi registrada nesta terça-feira, 4, foi sentida a 20km de distância e deixou ao menos 10 pessoas mortas , segundo a agência Reuters. Centenas estão feridas, mas o governo local ainda não sabe estimar o número exato. Até agora as explosões estão sendo tratadas como um acidente. Fontes militares, no entanto, dizem que o local da explosão coincide com um armazém onde eram guardados materiais altamente explosivos confiscados. Anteriormente, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, havia citado um navio carregado de fogos de artifício. #beirute #explosao #portodebeirute #libano #acidente #politicamundial

Uma publicação compartilhada por Gazeta News (@gazetanews) em

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Beirute: explosão tóxica provoca mais de 100 mortes, 300 mil desabrigados e risco de desabastecimento apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News