Trump pede que governador da FL receba navio com passageiros infectados por coronavírus

O presidente Donald Trump pediu que o governador da Flórida, Ron DeSantis, permita que passageiros de dois navios de cruzeiro da companhia Holland America desembarquem no estado.

O pedido de Trump veio na terça-feira, 31, um dia depois que o governador disse que isso seria um “erro”.

“Eles estão morrendo no navio”, disse Trump durante um briefing da Casa Branca. Há pelo menos quatro pessoas mortas no navio até a noite de terça-feira. Trump disse que planeja ligar para o DeSantis, de acordo com a Reuters.

“Farei o que é certo, não apenas para nós, mas para a humanidade.”

Na segunda-feira, DeSantis disse que o sul da Flórida já está sobrecarregado com o vírus e o espaço nos hospitais precisa ser reservado para pacientes locais, e não para estrangeiros, de acordo com a FOX 13 em Tampa.

“Não podemos dar ao luxo de ter pessoas que nem sequer são da Flórida despejadas no sul da Flórida gastando esses recursos valiosos”, disse ele à Fox News.

Zaandam, que pertence à companhia Holland America, deixou a Argentina em 7 de março e ficou preso no mar desde então.

Governador se opõe a deixar navio com 189 doentes atracar no sul da Flórida

Acreditamos que é um erro colocar pessoas no sul da Flórida agora, considerando a situação que estamos lidando, então gostaríamos de ter pessoal médico simplesmente despachado para aquele navio, e as linhas de cruzeiro esperançosamente podem providenciar isso, para pessoas que precisam de atenção médica “, disse DeSantis.

As autoridades da Holland America confirmaram que “quatro hóspedes mais velhos” morreram do vírus e pelo menos 130 têm sintomas de gripe, informou a FOX 13.

Um navio-irmão, o Rotterdam, está com cerca de dois terços dos passageiros que passaram no exame médico e devem chegar a Fort Lauderdale até o final da semana, segundo a Reuters.

Caso divide opiniões

“A Flórida continua a receber voos de Nova York e permitiu que as festas do ‘Spring Break’ continuassem conforme o planejado. Por que virar as costas para nós?”, disse Laura Gabaroni, que embarcou no Rotterdam com o marido, à Associated Press. “Esperamos que nossos políticos eleitos façam a coisa certa: deixe os americanos desembarcarem e colocarem em quarentena com segurança”.

Porém, o pedido de Trump contrasta com sua opinião do início do mês de março em que ele disse que a Grand Princess, outro navio atingido na costa da Califórnia, não deveria atracar porque ele não queria que o número de casos de coronavírus nos EUA aumentasse, segundo a Reuters.

O post Trump pede que governador da FL receba navio com passageiros infectados por coronavírus apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News