Juiz aprova indenização mínima de $150 milhões para vítimas da tragédia de Surfside

Familiares e vítimas do desabamento do edifício Champlain Towers South, em Surfside, FL, no dia 24 de junho passado, terão direito a uma indenização mínima de $150 milhões.

A decisão partiu do juiz Michael Hanzman, do Miami-Dade Circuit Judge, em uma audiência nesta terça-feira (20). Até o momento, 97 corpos foram resgatados dos escombros do prédio e 95 pessoas continuam sendo procuradas.

O montante, segundo o juiz, inclui o seguro do condomínio e o valor de mercado de cada propriedade. Doze andares que compunham um bloco inteiro do prédio à beira-mar desabaram; a outra parte teve que ser demolida por questões de segurança.

“A preocupação do tribunal sempre foi as vítimas”, disse Hanzman, acrescentando que a compensação se estende a visitantes que estavam no local e locatários dos imóveis, não apenas donos dos apartamentos.

Ele deixou claro que o valor corresponde a apenas um processo, e não inclui a receita de outros inúmeros já iniciados. Essas ações, segundo o magistrado, estão sendo consolidadas em uma única que cobriria todas as vítimas e familiares, se assim desejassem.

“Não tenho dúvidas, não restará pedra sobre pedra “, disse Hanzman referindo-se às ações judiciais. 

Um relatório de engenharia estrutural emitido pela empresa Morabito Consultants em 2018 apontou que o Champlain Towers South tinha problemas generalizados que exigiam “reparos urgentes”.

Três anos depois, o edifício de 40 anos de idade ainda estava iniciando o processo de recertificação quando desmoronou.

O prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, ofereceu um terreno em sua cidade vizinha para a construção de um memorial em homenagens aos mortos na tragédia.

“Todas as opções serão consideradas”, disse o juiz, acrescentando que deve ser pago com dinheiro público. “Terá de ser financiado pelo público em geral, não por essas vítimas em particular.”  Com informações do Sun Sentinel

The post Juiz aprova indenização mínima de $150 milhões para vítimas da tragédia de Surfside first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA