Juiz de NY condena proprietária a pagar multa por ameaçar inquilina de chamar a imigração

Trump adia operações de deportação do ICE por duas semanasUm juiz de Nova York no início deste mês recomendou que uma proprietária pagasse US $ 17 mil em multas por ameaçar ligar para as autoridades de imigração para uma inquilina sem documentos.

Este é o primeiro caso relacionado à habitação em que a ameaça de chamar o Immigration and Customs Enforcement (ICE), de assediar ou intimidar um inquilino é considerada uma violação da lei, de acordo com um porta-voz da Comissão de Direitos Humanos da cidade de Nova York.

Holly Ondaan, a inquilina e uma imigrante sem documentos no momento em que o caso foi arquivado, testemunhou no tribunal que ela se tornou “um desastre emocional” quando a proprietária do local onde ela morava, Dianna Lysius, ameaçou ligar para o ICE e enviou mensagens de texto humilhantes porque ela não podia pagar aluguel.

A Comissão de Direitos Humanos da cidade, que representou Ondaan neste caso, apresentou uma queixa em seu nome em 31 de janeiro de 2018, detalhando a alegada discriminação de Lysius contra a inquilina sem documentos.

O juiz John B. Spooner recomendou em 12 de setembro que Lysius pagasse uma multa civil de US $ 5.000, US $ 12.000 em indenização por problemas emocionais, além de completar 50 horas de serviço comunitário, de acordo com seu relatório e recomendação por escrito.

Lysius disse à CNN que planeja recorrer, mas atualmente não tem representação legal.

“Isso estabelece um precedente importante para a interpretação de nossa Lei de Direitos Humanos, incluindo o armamento do ICE para intimidar ou assediar alguém em uma casa como violação”, Sapna V. Raj, vice-comissária do departamento de aplicação da lei da Comissão de Direitos Humanos da cidade disse. “Não permitiremos que os mais vulneráveis ​​de nossa cidade sejam marginalizados por medo de sua segurança em suas próprias casas. O status de imigração, a cidadania e a origem nacional (percebida ou real) são categorias protegidas de acordo com a nossa lei, e continuaremos a lutar para garantir que essas proteções sejam aplicadas em toda a extensão”.

Ondaan, que recebeu seu green card em 30 de julho de 2018, morou no apartamento do Queens de setembro de 2011 a setembro de 2018, de acordo com o relatório do juiz. No outono de 2017, ela começou a reclamar à polícia que Lysius estava fazendo visitas perturbadoras e enviando mensagens de texto ameaçadoras. Em outubro de 2017, Ondaan parou de pagar aluguel devido a dificuldades financeiras e as mensagens textos de Lysius aumentaram, disse ela. Lysius iniciou uma ação de não pagamento contra Ondaan pelo aluguel atrasado e acabou perdendo a hipoteca da casa por causa do não pagamento de Ondaan, segundo o relatório.

Segundo o relatório, algumas das mensagens de texto incluem:

“MEU DINHEIRO OU CHAMANDO ICE [sic] naquele dia.”

“Foi divertido e quando você ligou para o DOB, agora é divertido ligar para a imigração 12 vezes por dia. Eles podem deportar você”.

“EU DENUNCIEI VOCE PARA A IMIGRAÇÃO BOO QUE ELES SABEM QUE EU SOU O LANDLORD E POSSO FORNECER AS CHAVES CHEGAM DIRETAMENTE A VOCÊ”.

Em 17 de janeiro de 2018, a Comissão de Direitos Humanos da cidade enviou a Lysius uma carta de cessação e desistência ordenando que ela parasse de ameaçar os inquilinos com denúncia às autoridades de imigração ou se envolver em quaisquer “ações ou práticas” que discriminassem os inquilinos com base em sua cidadania ou status de imigração, de acordo com o relatório.

O juiz Spooner diz em seu relatório que considerou o testemunho de Ondaan credível, enquanto o proprietário “levantou várias acusações não corroboradas e improváveis ​​contra” o inquilino. O juiz também reconheceu que as “terríveis circunstâncias financeiras” de Lysius provavelmente desempenharam um papel nas mensagens de texto, mas observou que as ameaças ainda são discriminatórias.

Embora o juiz Spooner tenha recomendado as multas, ainda existem mais processos judiciais que devem ocorrer antes que entrem em vigor. As partes terão um período para enviar comentários perante a comissão para uma decisão e ordem final, disse Raj. Lysius, pode então apresentar um recurso. Com informações da CNN.

Relacionada:

Patrulha da Fronteira prende quatro brasileiros no Maine

O post Juiz de NY condena proprietária a pagar multa por ameaçar inquilina de chamar a imigração apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News