Minnesota avança proposta de carteira de motoristas aos indocumentados

Foto23 Ryan Winkler Minnesota avança proposta de carteira de motoristas aos indocumentados
“Os imigrantes, documentados ou indocumentados, são moradores em Minnesota. Eles fazem parte das nossas comunidades”, disse Ryan Winkler

Caso a proposta seja aprovada, o estado seria o 13º da nação a conceder o documento, independente do status migratório

Na sexta-feira (5), os legisladores em Minnesota avançaram o projeto de lei que permite que os imigrantes indocumentados apliquem para a carteira de motorista no estado. A decisão acirrou o debate sobre imigração e acesso a benefícios sociais.

“Os imigrantes, documentados ou indocumentados, são moradores em Minnesota. Eles fazem parte das nossas comunidades”, disse o líder da maioria democrata na Câmara dos Deputados Estaduais, Ryan Winkler. “É a hora de nós ajudarmos a acabar com esse estigma de não ter carteira de motorista”.

A votação de 74 a favor e 52 contra, ocorreu depois do debate acirrado de quase 5 horas na Câmara. A proposta agora segue para o Senado Estadual, liderado por republicanos, onde alguns legisladores alegam que ela incentivará a imigração ilegal, fraude nas votações e recompensará pessoas quer burlaram as leis, segundo o jornal Star Tribune of Minneapolis.

O senador estadual republicano, Bill Ingebrigtsen, alegou que o projeto de lei “prejudica os nossos valores atuais”.

“Minnesota não deveria se envolver em incentivar comportamento ilegal e, permitir o acesso aos imigrantes indocumentados e ilegais às carteiras de motorista, é exatamente o que o nosso estado estaria fazendo”, disse Bill.

O líder da maioria no Senado Estadual, Paul Gazelka, considerou “pequena” a possibilidade de aprovação da proposta.

Os apoiadores argumentam que liberar as carteiras aos imigrantes, independente do status migratório, resultará em estradas mais seguras e permitirá que cerca dos 95 mil imigrantes indocumentados que residem no estado vivam e trabalhem com dignidade.

“É uma questão de senso comum”, disse a deputada democrata, Samantha Vang. “Isso ajudará as pessoas a abrir contas bancárias, dirigir com segurança nas estradas a caminho do trabalho, da escola”.

O deputado republicano, Steve Drazkowski (R-Mazeppa), alegou que o projeto de lei está “a um passo para tornar Minnesota num estado santuário”.

Caso a proposta seja aprovada pela legislatura estadual, Minnesota se tornaria o 13º estado nos EUA a emitir carteiras de motorista aos imigrantes indocumentados. Antes de 2003, os imigrantes, documentados ou não, poderiam obter o documento passando num teste de direção e comprando uma apólice de seguro.

Fonte: Brazilian Voice