NJ: Aprovada diretriz que limita colaboração da polícia com o ICE

Foto15 Gurbir Grewal NJ: Aprovada diretriz que limita colaboração da polícia com o ICE
O Procurador Geral Gurbir Grewal teme que a colaboração da polícia local com os agentes do ICE encoraje os indocumentados a não denunciar crimes

A “Diretriz de Confiança do Imigrante” foi anunciada em 2018 e está em vigor no Estado Jardim

Uma nova diretriz que limita a cooperação da polícia local com as autoridades federais de imigração entrou em vigor em New Jersey, mas os federais estão ameaçando responder com ainda mais batidas migratórias no estado.

A “Diretriz de Confiança do Imigrante”, anunciada no ano passado pelo Procurador Geral Gurbir Grewal, visa reforçar a confiança entre os imigrantes e as autoridades policiais locais no estado. Entre outras ações, ela impede que os departamentos de polícia e agentes penitenciários acatem os pedidos das autoridades de imigração para deter pessoas além da data prevista de liberação. No entanto, se as ameaças feitas pelo Departamento de Imigração (ICE) se materializarem, a nova diretriz pode resultar em mais prisões por parte da agência federal. Isso poderia minar todo o propósito da política do Procurador-Geral.

O ICE emitiu o alerta quase imediatamente depois que Grewal anunciou a diretriz no final do ano passado. “A probabilidade é de que prisões em massa e batidas em locais de trabalho, que já ocorrem, provavelmente, aumentarão devido ao fato de que o ICE não terá mais a cooperação das penitenciárias”, escreveu Emilio Dabul, porta-voz da ICE, ao canal de TV NBC 10.

Jeffrey DeCristofaro, diretor executivo do Camden Center for Social Justice, disse que, embora os imigrantes com os quais seu grupo trabalha estejam bastante preocupados em serem vítimas de batidas, nas quais o ICE está procurando por uma determinada pessoa, a ameaça de batidas em massa é real.

“Você não quer ser a pessoa que impede que alguém cuide da rotina dela, mas minha obrigação é também fornecer a elas informações verdadeiras”, disse DeCristofaro.

A diretriz e a resposta da ICE revelam o abismo filosófico entre as autoridades federais de imigração e as jurisdições santuário em todo o país: para o ICE, livrar as comunidades dos imigrantes indocumentados aumenta a segurança. Para os ativistas, encorajar esses mesmos imigrantes indocumentados ajudarem nas investigações criminais é o que torna as comunidades mais seguras.

O vice-diretor do ICE, Matthew Albence, alegou que a diretriz “mina a segurança pública e impede o ICE de realizar a missão determinada pelo governo federal”. No entanto, Grewal argumentou o contrário, que o medo de políticas severas de imigração leva as pessoas “às sombras” e que sua diretriz as atrairá e incentivará a cooperar com a polícia.

Embora o Procurador-Geral tenha enfatizado que as novas políticas não tornarão New Jersey santuário para indivíduos indocumentados que cometem crimes, a diretriz acompanha às de outras cidades e estados que se consideram santuários e se limitaram a cooperação com os agentes de imigração desde que o Presidente Donald Trump assumiu o cargo.

Como parte da diretriz de New Jersey, os departamentos de polícia e agentes carcerários não poderão continuar a manter os detidos por delitos menores após as datas de liberação, mesmo que o ICE apresente um pedido de detenção de imigração. Entretanto, as autoridades de segurança locais ainda poderão notificar o ICE sobre a libertação dos presos, caso eles tenham cometido um crime grave, como assassinato, estupro, incêndio criminoso, assalto ou violência doméstica. Mas, os policiais só poderão manter esses presos sob custódia até às 23:59 da noite do dia determinado da liberação.

Fonte: Brazilian Voice