“Nosso país está cheio”, diz Trump a imigrantes querendo entrar nos EUA

O presidente Trump visitou a fronteira com o México na sexta-feira (5). Foto: AP.

O presidente Donald Trump visitou a fronteira com o México na sexta-feira (5) e insistiu que o sistema de imigração está sobrecarregado por causa da onda de travessias ilegais. Enquanto inspecionava uma seção reformada de cercas na fronteira mexicana, o presidente declarou que “nosso país está cheio”.

Trump, fazendo uma pressão renovada pela segurança da fronteira como tema central de campanha para sua reeleição em 2020, participou de uma coletiva sobre imigração e segurança nas fronteiras em Calexico. Depois, ele foi ver uma barreira transparente de aço de 2 milhas, uma substituição planejada para uma barreira mais antiga – e não um novo muro.

“Há de fato uma emergência em nossa fronteira sul”, disse Trump, acrescentando que houve um aumento acentuado nas travessias ilegais. “É uma onda colossal e está sobrecarregando nosso sistema de imigração. Não podemos mais aceitar vocês. Nosso país está cheio”.

Também na sexta-feira, os democratas da Câmara entraram com uma ação que impede Trump de gastar mais dinheiro do que o Congresso aprovou para erguer barreiras ao longo da fronteira sudoeste. O Congresso aprovou pouco menos de US $ 1,4 bilhão para o trabalho em barricadas de fronteira. Trump afirmou que pode usar seus poderes executivos para transferir mais US $ 6,7 bilhões para a construção de muros.

Trump, que no começo da semana ameaçou fechar a fronteira em meio ao grande número de imigrantes que tentavam entrar nos EUA, pareceu voltar atrás em seus comentários na quinta-feira. Ele disse na sexta-feira (5) que foi porque o México ficou mais duro ao impedir que um influxo de imigrantes se movesse para o norte.

“O México tem sido absolutamente fantástico nos últimos quatro dias”, disse o presidente ao deixar a Casa Branca. “Eu nunca mudei de ideia. Eu posso fechar a fronteira em algum momento”.

Aumento das travessias

O crescente número de imigrantes entrando ilegalmente nos EUA tem sido um desafio para Trump. Milhares de imigrantes foram libertados depois de chegarem, porque os funcionários das fronteiras não tinham espaço para eles. As detenções ao longo da fronteira sul dispararam nos últimos meses. Dados indicam que em março agentes de fronteira prenderam ou recusaram a entrada de 100 mil pessoas. Isso corresponde ao número mais alto em 12 anos. Mais da metade dessas pessoas são famílias com filhos, que precisam de cuidados extras.

A fronteira sul tem quase 2 mil milhas de comprimento e já tem cerca de 650 quilômetros com diferentes tipos de barreiras, incluindo barricadas curtas de veículos e altas cercas de aço que chegam a 30 pés de altura. A maior parte da cerca foi construída durante o governo de George W. Bush e houve atualizações e manutenção durante outras administrações.

Trump ainda precisa completar qualquer nova milhagem de cercas ou outras barreiras em qualquer lugar da fronteira, embora tenha declarado na sexta-feira que pelo menos 400 milhas de barreira fronteiriça seriam erguidos nos próximos dois anos. Sua administração até agora só substituiu as cercas existentes. A construção desse pequeno pedaço de cerca que Trump visitou custou cerca de US $ 18 milhões. A obra foi começada em fevereiro de 2018 e foi concluída em outubro. Os planos para substituir essa cerca datam de 2009, durante o mandato do presidente Barack Obama. Com informações da Associated Press.

Relacionada:

Críticos avaliam consequências econômicas de fechamento da fronteira

O post “Nosso país está cheio”, diz Trump a imigrantes querendo entrar nos EUA apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News