Organizando as finanças – Parte 2

Espero que todos tenham tido um Natal maravilhoso!!! Na semana passada falamos sobre a grande faxina financeira que é necessária quando estamos tentando nos organizar financeiramente. Uma vez que identificamos os itens que estão altos em nosso orçamento, é a hora de enxugar, cortar ou trocar despesas.
Parte deste processo passa pela premissa de “Pague a você primeiro” .

Se você já entendeu até aqui, as chances são de que você já esteja a caminho do sucesso financeiro em sua vida.
Mas agora que não existem mais vazamentos em seu orçamento, você já aprendeu que ao se pagar primeiro você terá mais sucesso na fase 2 de nossa organização financeira.
Qual a diferença entre fundo de emergência e fundo para seu futuro?

O primeiro é um fundo criado com o intuito de suprir despesas não planejadas, como problemas mecânicos, dentistas, despesas hospitalares, etc.

Este fundo deve ter um acesso imediato e se estamos falando de valor ideal; o mesmo deveria ter em torno de 6 meses do seu salário. E por que 6 meses? Porque este fundo serve também de um estabilizador de finanças no caso de você perder seu emprego inesperadamente , ou no caso de você querer trocar de trabalho ou profissão. Poder fazer esta transição de forma tranquila e “stress free”. De maneira que este dinheiro deve estar em guardado em uma conta CD ou até mesmo poupança, lembrando mais uma vez que o objetivo deste dinheiro é estar à disposição imediatamente.

Já o segundo fundo visa estar pavimentando a estrada de seu futuro financeiro. Desta forma este dinheiro deve estar em um fundo onde haja crescimento com segurança.

O fundo tem o objetivo de ser resgatado em sua aposentadoria, então estamos falando de 401K, IRA’s, “tax free retirement” ou planos indexados.
Geralmente estes planos são de aporte mensal ou anual e estão sempre abertos para contribuições. Na verdade, quanto mais colocarmos neste “pote”, mais teremos disponíveis em nossa aposentadoria. Este fundo deve ser tratado como uma conta de família, da mesma maneira e com a mesma importância que damos para uma conta de “mortgage” ou prestação de carro.

O truque é encontrar o valor com o qual podemos nos comprometer mensalmente e esquecer… no futuro, quando estivermos prontos para a retirada de nossa aposentadoria, vamos agradecer a nós mesmos o sacrifício envolvido.

Se você já chegou a este patamar, existe muito pouco que eu possa acrescentar a não ser parabéns e aproveite a sua vida!!! Mas se você ainda não chegou aqui, há ainda tempo…e como sempre digo: Nunca é tarde pra se começar, mas tem que começar!!!

Vamos começar 2019 de uma maneira mais próspera?
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Um Feliz Ano Novo a todos! E um 2019 repleto de muita Paz, Alegria, Amor e Saúde em suas famílias!

O post Organizando as finanças – Parte 2 apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News