Prisão da Flórida fecha parceria com o ICE para repressão à imigração ilegal

Northwest Florida Reception Center, em Chipley. Imagem: Florida Department Of Corrections.

Um grupo de oficiais de uma prisão do noroeste da Flórida foi definido para participar de um programa federal de imigração que permitirá que os oficiais interroguem qualquer detido que eles acreditem estar no país ilegalmente e os processem por possíveis violações de imigração.

Agora, a Northwest Florida Reception Center, em Chipley, na zona rural do condado de Washington, é o local de lançamento do programa federal de imigração no estado. Até então, Arizona, Massachusetts e Geórgia eram os únicos estados com departamentos penitenciários estaduais que firmaram acordos com o ICE.

A porta-voz do Departamento de Correções, Michelle Glady, disse que o departamento quer treinar cinco ou seis policiais para servir no programa, mas os números não foram finalizados.

O secretário penitenciário da Flórida, Mark Inch, assinou o acordo com o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA em meados de agosto, embora os funcionários penitenciários só tenham tornado pública a parceria formal na sexta-feira, 18.

O impulso para participar do programa – conhecido como 287 (g) – começou há um ano e meio, a pedido do governador Ron DeSantis, que há muito abraçou as políticas de imigração de linha dura do presidente Donald Trump.

DeSantis disse na sexta-feira que está satisfeito com o progresso do programa, acrescentando que instruiu o secretário penitenciário a buscar o programa para “facilitar uma maior cooperação na fiscalização da imigração com o governo federal”.

“Assumimos nossa responsabilidade de proteger nossos cidadãos, promover comunidades seguras e defender o Estado de Direito muito a sério”, disse DeSantis.

“Funcionários federais, estaduais e locais trabalhando juntos fornecem um tremendo benefício para a segurança pública”, disse Inch.

Detenção como imigrante indocumentado

Segundo o acordo, os oficiais correcionais precisarão ser treinados por instrutores do ICE antes que possam desempenhar qualquer uma das funções de um agente federal de imigração. Os oficiais terão o poder de identificar imigrantes sem documentos detidos e entregá-los ao ICE, e eles terão permissão para entrevistar imigrantes sem documentos e preparar depoimentos e documentos de cobrança para audiências no tribunal.

Na Flórida, as agências locais de aplicação da lei têm que manter imigrantes sem documentos sob custódia por até 48 horas se um pedido de detenção federal de imigração for enviado para um de seus detidos. A exigência faz parte de uma lei de 2019 assinada por DeSantis que baniu as chamadas cidades-santuário.

Uma vez treinados, os oficiais correcionais estaduais terão autoridade para interrogar qualquer detido sobre “seu direito de estar ou permanecer nos Estados Unidos”, se o oficial acreditar que eles estão no país ilegalmente, diz o acordo.

Contrários à medida

Para os oponentes, a nova parceria vai alimentar mais separações familiares na Flórida, onde cerca de 20% da população do estado é estrangeira.

“Em um estado onde 1 em cada 5 pessoas são imigrantes, e onde os cidadãos dos EUA são frequentemente pegos na rede extensa do ICE, devemos tomar medidas para proteger nossas comunidades e não promover nosso papel na agenda de deportação federal que leva à separação de famílias, ”Disse Gaby Guadalupe, porta-voz da American Civil Liberties Union Foundation da Flórida. Com informações do Miami Herald. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Prisão da Flórida fecha parceria com o ICE para repressão à imigração ilegal apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News