Secretário de Segurança Nacional americano pede aos imigrantes que não coloquem suas vidas nas mãos de exploradores

Alejandro Mayorkas, Secretário de Segurança Nacional, enviou uma mensagem clara aos imigrantes indocumentados que pretendem entrar nos Estados Unidos de forma irregular e que não arriscam suas vidas nas mãos de traficantes de pessoas que só procuram explorá-los.

O responsável fez as declarações durante uma conferência de imprensa no Aeroporto Internacional McAllen depois de ter percorrido a fronteira entre o Texas e o México na companhia de agentes da Patrulha de Fronteira. A visita ao Vale do Rio Grande acontece uma semana antes do fim proposto do Título 42, marcado para 23 de maio.

Para reforçar sua premissa sobre os perigos aos quais os migrantes estão expostos, Mayorka fez alusão aos migrantes haitianos que morreram tragicamente em alto mar quando seu barco virou. Durante esse incidente, 11 pessoas perderam a vida perto da costa oeste de Porto Rico.

“Não coloque sua vida nas mãos de indivíduos que só querem explorá-lo para obter lucro”, acrescentou Mayorkas. “Viajar de um país para outro nas mãos de contrabandistas apenas para encontrar as autoridades do governo dos EUA não é a maneira de encontrar alívio.”

A realidade é que o Título 42 permitiu que agentes dos EUA expulsassem ou impedissem a entrada de milhares de migrantes desde março de 2020, negando-lhes a oportunidade de solicitar asilo sob a lei dos EUA e os tratados internacionais.

Quando o Título 42 terminar, teme-se que um grande número de migrantes comece a atravessar a fronteira, o que poderia causar uma crise de imigração e, por sua vez, colocar as cidades fronteiriças em dificuldades econômicas se não tiverem recursos para lidar com a situação.

Por isso, durante a reunião com a Patrulha de Fronteira, foi abordada a questão de estarem ou não preparados para um possível aumento da chegada de migrantes. Sabe-se que nas cidades fronteiriças, do lado mexicano, há migrantes esperando para atravessar.

Fonte: Brazilian Press