Senado inicia julgamento do segundo impeachment de Trump nesta terça (9)

O Senado começa a julgar nesta terça-feira (9) o processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump. Ele está sendo julgado por “incitar” a invasão ao Capitólio que resultou na morte de cinco pessoas, incluindo um policial.

O processo já foi aprovado pelo Câmara.

Para condenar Trump, pelo menos 17 Republicanos precisam votar alinhados aos Democratas para atingir o número necessário de votos, o que parece improvável.

A base de apoio a Trump no Senado argumenta que “não faz sentido o impeachment, pois a condenação não teria o principal efeito, que é o afastamento de um presidente”.

A votação no Senado deve se arrastar durante dias já que estão previstos os depoimentos de várias testemunhas sobre os ataques ao Capitólio. A acusação também vai exibir imagens dos momentos de pânico vividos por policiais e congressistas.

O incidente aconteceu em 6 de janeiro, durante a sessão parlamentar que confirmaria a vitória da chapa Biden-Harris na eleição presidencial de novembro passado.

Pouco antes do início da votação comandada pelo então vice-presidente, Mike Pence, Trump fez um discurso em que insistia na tese de que as eleições foram roubadas e convidou seus apoiadores a resistirem.

O presidente Biden disse em  entrevista à rede CBS neste domingo (7) que vai deixar a decisão do impeachment para os senadores, mas considera que Trump não deve receber informações que são tradicionalmente enviadas aos ex-presidentes sobre questões que envolvem a segurança nacional.

Se Trump for condenado no Senado, haverá uma votação adicional para impedi-lo de concorrer novamente  ao posto de presidente em 2024, conforme o Artigo 1 da Constituição dos EUA, Seção 3. 

Essa votação exigiria apenas uma maioria simples, onde a vice-presidente, Kamala Harris, servindo na condição de presidente Senado teria um voto de desempate, se necessário.

The post Senado inicia julgamento do segundo impeachment de Trump nesta terça (9) first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA