Traficante El Chapo pega prisão perpétua nos EUA

Na quarta-feira (17), o traficante de drogas mexicano Joaquin “El Chapo” Guzman foi sentenciado a prisão perpétua numa penitenciária de segurança máxima nos EUA. Um juiz federal no Brooklyn (NY) decretou a pena 5 meses depois da condenação do réu, num caso de repercussão internacional.

O traficante de drogas de 62 anos, que estava protegido no México por um exército de mafiosos num esquema elaborado de corrupção, foi extraditado aos EUA depois de ter escapado 2 vezes de penitenciárias mexicanas. Antes de ser sentenciado, o réu reclamou das condições na prisão e disse ao juiz que não havia recebido um julgamento justo. Ele alegou que o Juiz Distrital dos EUA Brian Cogan falhou em investigar integralmente as alegações de conduta inapropriada por parte dos jurados.

“O meu caso estava manchado e você negou-me um julgamento justo enquanto todo o mundo assistia”, disse Guzman através de um intérprete. “Quando eu fui extraditado aos Estados Unidos, esperava ter um julgamento justo, mas o que aconteceu foi exatamente o oposto”.

Ele pôs uma das mãos sobre o coração e olhou para a família dele depois que a sentença foi lida. A pena, prisão perpétua + 30 anos, foi pré-ordenada. A condenação em fevereiro, após o julgamento de 11 semanas, acionou automaticamente a sentença de prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional. Além disso, Cogan ordenou Guzman a devolver US$ 12.6 bilhões obtidos de forma ilícita. Essa quantia foi gerada pela distribuição de cocaína pelo narcotráfico nos EUA.

As provas revelaram que, segundo as ordens de Guzman, o cartel de Sinaloa foi responsável por contrabandear montanhas de cocaína e outras drogas aos EUA durante o reinado dele de 25 anos, relataram os promotores públicos. Eles também alegaram que o “exército de capangas” receberam ordens para sequestrar, torturar e assassinar qualquer pessoa que obstruísse o caminho da quadrilha.

Os advogados de defesa alegaram que Guzman foi entregue por outros traficantes que tornaram-se testemunhas do Governo para que, em troca, fosse beneficiados em seus próprios casos.

Segundo especialistas, El Chapo poderá ser enviado a penitenciária “Supermax” em Florence, Colorado, conhecida como a “Alcatraz of the Rockies”, ou seja, a prisão de segurança máxima nos EUA.

Fonte: Brazilian Voice