Trump incentiva eleitores da Flórida a votarem pelo correio

Donald Trump. Imagem: unsplash.com

Depois de tentar repetidamente desacreditar a votação pelo correio e adiar as eleições agendadas para 3 de novembro, o presidente Donald Trump afirmou na terça-feira, 4, que o sistema eleitoral da Flórida é “seguro e protegido”, incentivando os eleitores do estado a votarem pelo correio.

“Seja pelo correio ou voto ausente, na Flórida, o sistema eleitoral é seguro e protegido, testado e verdadeiro. O sistema de votação da Flórida foi limpo (derrotamos as tentativas de mudança dos democratas); portanto, na Flórida, incentivo todos a solicitarem uma cédula e votar pelo correio! #MAGA “, escreveu em seu Twitter.

A afirmação de Trump para os floridianos acontece poucos dias depois de ameaçar processar Nevada por uma nova lei de voto pelo correio.

Os democratas têm atualmente cerca de 1,9 milhões de inscritos para votar por correio na Flórida, quase 600.000 mais do que os 1,3 milhões dos republicanos, segundo o Secretário de Estado da Florida.

“Eles têm feito isto durante muitos anos e tornaram-no realmente fantástico”, disse Trump. “Isto levou anos a fazer”, acrescentou. “Isto não leva semanas ou meses”. No caso do Nevada, eles vão votar em questão de semanas. E não se pode fazer isso”, reforçou.

Adiar as eleições 

Recentemente, o presidente começou a preparar as bases para as dúvidas e suspeitas que ele poderia lançar sobre os resultados das eleições se a contagem das cédulas por correio – que se espera serem mais amplamente usadas como resultado da pandemia – atrasarem a declaração de um vencedor.

Ele também falou em adiar a eleição em um tweet na semana passada, recebendo condenação bipartidária. O presidente não tem poder para fazer isso – o Congresso sim.

Não há evidências de que a votação por correio possa causar fraude generalizada. Mas a afirmação foi notável porque é um esforço para semear dúvidas sobre a legitimidade da eleição, agora a 91 dias de distância. “Quero ter a eleição. Mas também não quero esperar três meses e descobrir que as cédulas estão faltando e a eleição não significa nada. É isso que vai acontecer”, disse Trump em uma entrevista coletiva na quinta-feira, durante a qual ele também considerou o voto por e-mail um “desastre” e argumentou que as pessoas deveriam votar pessoalmente.

Questionado sobre as mensagens contraditórias, a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse: “Bem, o presidente sempre disse que o voto ausente por um motivo é diferente do voto em massa por correspondência, como o que Nevada está tentando fazer, o que leva à fraude em massa”.

Novamente, não há evidências de fraude generalizada na votação por correio. Não está claro a que vitória da Flórida McEnany e Trump estavam se referindo, mas no mês passado, a Suprema Corte rejeitou uma petição de emergência por tentativas lideradas por democratas na Flórida para derrubar uma lei que impede ex-criminosos de votar se não pagarem todas as suas multas ou restituições. Isso não está necessariamente relacionado à votação por correio.

Enquanto isso, a equipe do presidente está lutando para preservar aspectos das votações por correio que eles esperam oferecer a Trump uma vantagem estratégica. Isso incluiu uma pressão em vários estados por políticas como correspondência aprimorada de assinaturas, requisitos para as pessoas solicitarem um requerimento antes de receberem uma cédula e limites para quando e onde serão contadas as cédulas por correio – coisas que especialistas em eleições disseram que poderiam levar a menos votos contados de grupos que distorcem os democratas.

Alguns funcionários do governo e aliados republicanos expressaram frustração com a retórica de Trump, questionando a validade da votação por correio a portas fechadas – reconhecendo que a nova forma de votação provavelmente será necessária e talvez até útil para o presidente em alguns lugares.

Na Flórida, uma pesquisa recente da CNN / SSRS constatou que 59% dos eleitores com tendência democrática preferem votar nas eleições pelo correio contra 21% dos eleitores com tendência republicana.

A reversão de Trump ocorre dias depois que o senador republicano Marco Rubio disse em uma teleconferência de campanha de Trump que “não tinha preocupações” sobre a votação por correio em seu estado.

“Fazemos isso há muito tempo. Não posso falar por todos os estados. Quero dizer, existem alguns estados que enviam automaticamente uma cédula para todo mundo, mas nosso sistema está bem estabelecido, é usado há muito tempo, nós francamente nunca tivemos problemas com isso de um modo geral “, disse Rubio a repórteres na terça-feira no Capitólio.

Ao ser perguntado se ele estava preocupado se a retórica do presidente sobre a votação por correio desencorajará seus eleitores, Rubio disse: “Não acho que isso os desestimule a votar. Sei que eles talvez irão acabar votando no dia das eleições. É isso que nós vimos em 2016.”

Com informações da CNN.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Trump incentiva eleitores da Flórida a votarem pelo correio apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News