Vitaminas: se ingerir a mais, o corpo vai jogar fora

Nosso corpo precisa das vitaminas, mas o que se sabe sobre elas na maioria das vezes não está correto. Muito antigamente chamávamos de vitamina várias frutas batidas no liquidificador. Já sabíamos que as frutas são ricas em vitaminas e vivíamos muito bem. Não apenas com o avanço das pesquisas, mas também com a divulgação dessas pesquisas, pessoas leigas (ou não) começaram a divulgar o que entendiam a respeito. Junto com tudo isso, outras pessoas tiveram a ideia de vender em cápsulas, ou seja comprimidos polivitamínicos.

A velocidade de divulgação das necessidades vitamínicas com a falsa informação de que quanto mais melhor o que não pode é faltar, fez com que o mundo se voltasse para os suplementos de vitaminas. No mundo todo, hoje, a venda de polivitamínicos chega a US$ 76 bilhões, mais que o mercado de perfumes e remédios para resfriados. No mundo todo, a venda chega a US$ 76 bilhões, maior do que mercados tradicionais como os de perfumes e remédios para resfriados. E continua crescendo.

É certo que precisamos das vitaminas, que não podemos fabricar as vitaminas, mas é certo também que excesso de vitaminas pode fazer muito mal. Excesso de vitamina B6 por exemplo pode resultar em problemas neurais graves. Outro ponto muito interessante é que maioria dsa vitaminas se ingeridas em excesso serão simplesmente elimindas por meio da urina. E junto o dinheiro gasto com a compra.
Existem13 tipos de vitaminas e forão classificadas por letras A, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, C, D, E e K. Podemos encontrar todas elas nos alimentos e ainda muitas são produzidas pelas bactérias boazinhas que vivem no nosso intestino.

Além de podermos conseguir toda vitamina necessária pela alimentação, nosso corpo absorve muito melhor quando elas são ofertadas junto com o alimento. Nosso corpo se especializou em extrair as vitaminas dos alimentos e não de comprimidos. E se ainda associarmos suplemento com alimento podemos facilmente ultrapassar a quantidade correta. Mais uma vez tenho que dizer que estaremos jogando dinheiro fora.
Os estudos também mostram que as vitaminas não nos protegem de doenças como a crença popular prega. Então excesso de vitamina faz mal e sua falta também faz mal.

E mais uma vez a solução é moderação e comer comida. Com a ingestão de alimentos frescos com certeza estaremos em equilíbrio e não correremos o risco de ultrapassar as doses corretas e nem de ficarmos sem a dose certa de vitamina.

O post Vitaminas: se ingerir a mais, o corpo vai jogar fora apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News