Trump é acusado de racismo após atacar a cidade de Baltimore e legislador negro

O presidente Donald Trump, mais uma vez, usou suas redes sociais para proferir palavras contra…

O presidente Donald Trump, mais uma vez, usou suas redes sociais para proferir palavras contra aqueles que lideram oposição ao seu governo, principalmente sobre questões imigratórias. No sábado, dia 27, ele escreveu em sua conta no Twitter duras afirmações contra a cidade de Baltimore, em Maryland, e o Deputado Elijah Cummings.

Em sua publicação, o presidente chamou a cidade de Baltimore de “desastre repugnante e que ela estaria infestada de ratazanas e roedores”. Trump também afirmou que “é o pior e mais perigoso lugar dos EUA”.

O legislador atacado por Trump é um das mais fortes oposições ao seu governo e um dos que mais criticam os planos contra a imigração no país. Baltimore, que também foi atacada, é considerada um lugar de proteção para os imigrantes. “Nenhum ser humano gostaria de viver lá”, disse o presidente neste ataque, aparentemente provocado pelas críticas de Cummings às duras condições enfrentadas por requerentes de asilo na fronteira mexicana. “Cummings tem sido um valentão brutal, gritando com os grandes homens e mulheres da Patrulha da Fronteira sobre as condições na fronteira sul, quando na verdade o distrito de Baltimore é MUITO PIOR e mais perigoso”, acusou Trump.

As declarações do presidente provocaram uma tempestade de críticas, menos de duas semanas após a Câmara de Representantes condená-lo por comentários “racistas” dirigidos a uma parlamentar nascida na Somália.

Nancy Pelosi, presidente democrata da Câmara de Representantes, cujo pai foi prefeito de Baltimore, acusou Trump de ter cometido um ataque “racista”. Ela escreveu que “Cummings é um campeão no Congresso e no país pelos direitos civis e justiça econômica, um líder amado em Baltimore e um colega muito apreciado”. “Rejeitamos os ataques racistas contra ele e apoiamos sua forte liderança”, acrescentou.

O ex-vice-presidente Joe Biden, o democrata com mais chances de desafiar Trump em 2020, respondeu diretamente ao presidente no Twitter. “É desprezível que o senhor o ataque e [ataque] o povo de Baltimore desta maneira”, escreveu. “Uma vez mais, demonstrou ser incapaz de ocupar o cargo. Supõe-se que um presidente deve levantar esta nação. Não jogá-la abaixo”.

Houve uma condenação semelhante de parte de meia dúzia de candidatos à Casa Branca, inclusive o senador Cory Booker, que tuitou um vídeo no qual se vê um apresentador da CNN, negro e originário de Baltimore, se surpreende no ar com o ataque à sua cidade natal. “É doloroso. Este e um momento moral e definitivo nos Estados Unidos”, escreveu Booker. “O silêncio é uma cumplicidade tóxica”.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times