Após derrota no tribunal, Trump reafirma que tentará acabar com o DACA

Donald Trump 1 1 Após derrota no tribunal, Trump reafirma que tentará acabar com o DACA
“Em breve, enviaremos documentos aprimorados para cumprir adequadamente a decisão e o pedido da Suprema Corte de ontem (18)”, postou Trump no Tweeter

O comentário foi feito um dia após o Supremo Tribunal ter bloqueado sua primeira tentativa de cancelar o programa que beneficia quase 700 mil jovens indocumentados

Na sexta-feira (19), o Presidente Donald Trump disse que renovaria os esforços para acabar com o DACA, o programa da era Obama que protege os imigrantes indocumentados que vieram para os EUA na infância de serem deportados. O comentário foi feito um dia após o Supremo Tribunal ter bloqueado sua primeira tentativa. Numa postagem no Twitter, o Presidente disse: “A Suprema Corte nos pediu para reenviar o (a ação de cancelamento) DACA, nada foi perdido ou ganho”.

“Eles jogaram”, como em um jogo de futebol (onde esperamos que representem a nossa grande bandeira americana)”, acrescentou. “Em breve, enviaremos documentos aprimorados para cumprir adequadamente a decisão e o pedido da Suprema Corte de ontem (18)”.

“Eu queria cuidar melhor dos beneficiários do DACA do que os democratas “Não Fazem Nada” por dois anos se recusaram a negociar”, continuou Trump. “Eles abandonaram o DACA. Com base na decisão, os democratas não podem tornar os beneficiários do DACA em cidadãos. Eles não ganharam nada!”

A decisão de quinta-feira (18), escrita pelo juiz John Roberts, confirmou as decisões dos tribunais inferiores que consideraram a decisão de Trump de encerrar o programa de Ação Diferida por Chegadas na Infância, estabelecido pelo presidente Barack Obama em 2012, era ilegal. Os juízes disseram que o governo Trump falhou em apresentar uma justificativa adequada para encerrar o programa que protege quase 700 mil jovens imigrantes, apelidados de “Dreamers”. A decisão mantém o programa intacto.

“Não decidimos se o DACA ou sua rescisão são políticas sólidas”, escreveu Roberts. “Abordamos apenas se a administração atual cumpriu os requisitos processuais de fornecer uma explicação fundamentada para sua ação. Aqui, a administração não levou em consideração a manutenção da tolerância e o que fazer sobre as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários do DACA”.

Roberts disse que o Departamento de Segurança Interna (DHS) pode tentar novamente acabar com o programa.

Fonte: Brazilian Voice