Batidas extras do ICE ainda não aconteceram, mas imigrantes seguem receosos

As supostas “batidas extras de imigração” anunciadas para começarem no domingo, 14, foram bem diferente do que o imaginado. Até o fechamento desta edição, o próprio Immigration and Customs Enforcement confirmou que não houve nenhum evento de prisões em massa, conforme anunciado.

Mesmo assim, o anúncio do início dessas supostas batidas de imigração colocou a comunidade imigrante em constante alerta. Avisos pelo Whatsapp em grupos da comunidade brasileira no sul da Flórida diziam para pessoas evitarem áreas como do Sawgrass e do Seabra, supermercado popular entre imigrantes em Pompano Beach.

Mais devagar que o esperado, batidas do ICE são relatadas em algumas cidades

Uma mensagem dizia que a polícia estava parando muitos carros e quem não tivesse carteira de motorista seria levado pelo ICE. “O ICE está levando muitas vans cheias. Tomem cuidado”, dizia a mensagem.

Tais informações levaram leitores a ligarem para o Gazeta News para mais informações, mas a gerência do próprio Seabra não confirmou tais operações ao longo desta semana.

“Até o momento vimos mais ameaças”, disse Nora Sándigo, uma ativista em Miami, para a Univision. “Sabemos que levaram algumas pessoas na zona agrícola de Immokalee (centro da Flórida) e um estacionamento do Home Depot em Flórida City, no sul de Miami Dade”.

ICE planeja começar as batidas de imigração pelo país no domingo, 14

Sándigo disse que se o propósito do governo era de semear o terror, conseguiu. “As pessoas estão trancadas dentro de casa. Nos comunicamos com elas através de mensagens de texto e pelas redes sociais. Quem tem medo de sair para comprar comida, temos voluntários se oferecendo a ir ao supermercados para elas”.

Mesmo assim, a ativista completa que embora as batidas não tenham acontecido, eles não baixam a guarda. “Pelo menos hoje vamos dormir tranquilos, mas amanhã não sabemos”.

Um funcionário do ICE com conhecimento de operações em vários estados confirmou à CNN que não houve “qualquer surto de prisões, atividades ou buscas” na operação para atingir milhares de imigrantes indocumentados com ordens de deportação.

Embora observadores de 10 cidades-alvo já tenham informado que não houve nenhuma ação significativa, o comentário do oficial do ICE é o primeiro reconhecimento de dentro da agência de que os primeiros dias da operação não foram tão grandes quanto sugerido.

“Não houve prisões em massa”, disse a autoridade à CNN. Mas o funcionário acrescentou que o ICE “faz prisões todos os dias”, mas no momento tudo está dentro do normal.

“A menos que façamos algo muito milagroso”, diz Trump sobre batidas do ICE após 4 de julho

Na semana passada, uma autoridade sênior da imigração disse à CNN que a operação de cinco dias teria como alvo cerca de 2 mil membros de famílias com ordens judiciais de remoção e ocorreria durante vários dias nas 10 cidades do país.

Essas cidades são: Atlanta, Baltimore, Chicago, Denver, Houston,Los Angeles, Miami,Nova Orleans, Nova York e São Francisco. Os ataques deveriam se concentrar em imigrantes recém-chegados ao país.

Sem fornecer detalhes sobre o número de prisões ocorridas, o presidente Donald Trump insistiu na segunda-feira (15) que os ataques haviam começado e foram “muito bem-sucedidos”. “As pessoas entraram em nosso país ilegalmente”, disse Trump na Casa Branca. “Muitos eram criminosos. Muitos foram condenados por crimes. Muitos, muitos foram retirados no domingo. Você simplesmente não sabia sobre isso”, completou.

Fontes da administração disseram que a operação continuará até esta quinta-feira (18), o que significa que o número de prisões ainda pode aumentar.

Oficiais do ICE disseram que a agência não divulgará detalhes específicos sobre a operação “devido a sensibilidades quanto à aplicação da lei e à segurança dos funcionários de imigração e alfândega dos EUA”.

Alguns casos relatados

Dos poucos relatos do tipo, os primeiros relatórios de prisões pelo ICE começaram na sexta e no sábado (12 e 13). Na Flórida, agentes do ICE foram vistos na comunidade de imigrantes de Immokalee na sexta-feira e batendo nas portas perto do Aeroporto Internacional de Miami no domingo (14), mas não houve relatos de prisões, disse Melissa Taveras, da Florida Immigrant Coalition.

Em Chicago, uma mãe foi presa com suas filhas, mas a família foi imediatamente liberada sob um acordo para ser supervisionada de perto, de acordo com uma pessoa familiarizada com a operação.

Em Nova York, duas “tentativas de execução do ICE” foram relatadas no sábado na área de Sunset Park, no Brooklyn, com um terceiro incidente no Harlem, de acordo com o Escritório de Assuntos de Imigração do Prefeito de Nova York. Porém, “nenhuma prisão foi feita”, disse o escritório em um comunicado.

Em Houston, não havia sinal de detenções do ICE até domingo. O ICE informou que 20 pessoas foram presas em San Diego, na Califórnia, em uma operação que durou 20 dias. Com informações da CNN e Univision.

O post Batidas extras do ICE ainda não aconteceram, mas imigrantes seguem receosos apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News