Brasil investiga 182 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde

Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde. Foto: Divulgação.

O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim sobre o Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 28, pelo Ministério da Saúde. O novo balanço não traz novas confirmações – há somente um caso positivo. Outros 71 pacientes tiveram a suspeita descartada.

Brasil tem primeiro caso de coronavírus confirmado na América Latina

No balanço anterior, divulgado na quinta-feira, 27, havia 132 casos e outras 213 notificações, mas muitas delas não foram confirmadas como casos suspeitos. O governo reforçou a necessidade de manter o foco no controle da dispersão do vírus e disse que a melhor alternativa são os cuidados com a higiene.

O levantamento mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).

No mundo, já são 82.294 os casos confirmados do coronavírus, em 46 países, e 2.804 as mortes provocadas pela doença. A China é o país com maior incidência da doença, com 78.630 casos confirmados e 2.747 mortes.

Clique para acompanhar em tempo real a situação do coronavírus pelo mundo.

Prevenção

Mais do que se preocupar, é preciso prevenir. Para isso, algumas atitudes são essenciais, como:

  • Lavar constantemente as mãos com água e sabão;
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Paciente infectado

Ainda nesta sexta-feira, o governo de São Paulo informou que os três familiares do homem infectado com coronavírus não estão mais sob suspeita de estarem contaminados. Os casos foram excluídos após exames laboratoriais.

O morador de São Paulo, que tem 61 anos, continuava em isolamento domiciliar até a última atualização desta reportagem. Ele retornou de Turim, no norte da Itália, na sexta-feira (21) e teve o diagnóstico confirmado na quarta-feira (26).

“O paciente está muito bem e sairá da quarentena assim que sair dos sintomas clínicos”, disse o médico infectologista David Uip, coordenador de centro de contingência contra coronavírus implantado em São Paulo.

Risco global elevado

A OMS (Organização Mundial da Saúde) subiu o risco global sobre o coronavírus para “muito elevado”, equiparando a avaliação internacional ao cenário já existente na China desde janeiro. A entidade deixou claro que o vírus “continua a aumentar” e que existe a possibilidade de que novos países sejam afetados. Apesar da mudança na avaliação do risco, a OMS afirma que não está ainda no momento de se declarar uma pandemia. Um dos motivos seria o fato de que não há uma forte transmissão nas comunidades para onde esses vírus chegaram. Com informações do UOL e G1.

O post Brasil investiga 182 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News