Noticia – Gilson Machado Neto é recebido por representantes do trade do Turismo de Tocantins

Nesta sexta-feira (5/6), o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, esteve em Palmas (TO) para tratar sobre os temas do turismo no estado e no Brasil, como a importância do meio ambiente como fator de atração do turista internacional e as medidas adotadas pelo Governo Federal para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em reunião realizada na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o presidente da Embratur foi recebido pelo secretário de Indústria e Comércio do estado e presidente da Adetuc, Tom Lyra, além de representantes do trade do turismo em Tocantins.

Segundo o presidente da Embratur, as medidas tomadas pelo governo federal visam criar o melhor cenário para a retomada econômica no Turismo, sempre respeitando as medidas sanitárias e ambientais importantes para isso.

“O turismo será o motor econômico, ao lado da agropecuária”, ressaltou, ao lembrar de ações federais voltadas à desburocratização e mencionar a importância da educação ambiental. “Sem preservação não há ecoturismo”.

Ao usar a palavra, o anfitrião Tom Lyra ressaltou a parceria de Gilson Machado Neto nas ações de divulgação dos atrativos tocantinenses em feiras nacionais e internacionais, em 2019 e também no início deste ano. Lyra ainda mencionou a preocupação do governo estadual com a sobrevivência dos empresários e trabalhadores do setor durante a pandemia, especialmente por dificuldades de obtenção de crédito junto ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que tem recursos do Ministério do Turismo (MTur).

Em resposta, o presidente da Embratur indicou que o governo trabalha para rever a política de garantias exigidas para liberação do crédito e explicou que, apesar de ter seu foco na divulgação internacional do Brasil, durante a pandemia e seis meses após a situação ser resolvida a Embratur apoiará ações voltadas ao turismo interno. “Nosso país é privilegiado pelo clima e pela quantidade de atrativos naturais. O Tocantins é exemplo disso, com suas riquezas como o Jalapão, o Cantão, seus rios, o Monumento das Árvores Fossilizadas e Palmas. O braseiro tem muito a conhecer dentro do seu próprio país”, ressaltou.

Gilson também enfatizou que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o Brasil é o país com o maior potencial de recuperação no setor, lembrando que o meio ambiente é seu principal patrimônio. “A Embratur está aberta a receber projetos de eventos de divulgação do Tocantins e o estado deverá ser definido pelo próprio trade turístico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Adetuc”, disse.

Também participaram da reunião entidades ligadas ao trade turístico, como a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-TO), Convention & Visitors Bureau de Palmas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO), Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur), Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Tocantins (Abrajet-TO).

Fonte: Embratur