Conheça as riquezas gastronômicas do País Basco, na Espanha

Divulgação/Turismo da Espanha

San Sebastian

San Sebastian

Pouco explorado, o País Basco, no norte da Espanha, reúne ótima gastronomia, belas paisagens e praias além, é claro, de clubes de futebol muito tradicionais. Geralmente preteridas pelos turistas, que optam por explorar o sul do país, e com a forte concorrência da Galícia – famosa pelos Caminhos de Santiago –, as cidades bascas possuem muitos segredos que precisam ser desvendados, e que vão muito além do futebol.

De paisagens naturais incríveis, com montanhas e praias, a restaurantes de arquitetura e gastronomia admiráveis, se engana quem pensa que o roteiro gastronômico do País Basco se resume aos famosos restaurantes com estrela Michelin. Apenas para citar um exemplo, a peculiaridade da região já começa com as tradicionais tapas – os famosos os tira-gostos espanhóis –, que tanto em San Sebastián quanto em Bilbao são chamadas de pintxos.

Trata-se da famosíssima ‘cozinha em miniatura’, marca registrada do País Basco. Que consiste em pratos como croquetes de presunto, bacalhau, cogumelos e carne, geralmente servidos em bares, sobre os balcões, onde é normal comer em pé – sempre acompanhado de alguma bebida, seja vinho branco, tinto, cerveja ou sidra (bastante tradicional no país).

A dica para quem quer passar o dia comendo e bebendo é começar cedo, assim os bares estarão mais vazios e ficará mais fácil encostar no balcão para pedir uma bebida e pegar os pintxos que ficam dispostos em enormes quantidades.

O movimento de andar de bar em bar, petiscando e bebendo pequenos copos de bebida é um clássico e faz parte do DNA espanhol. No País Basco, onde os restaurantes com estrela Michelin brilham aos olhos dos foodies de plantão, há também a tradição de curtir as cidades fazendo uma rota de botecos que não tem hora para acabar.

200 BARES EM SAN SEBASTIAN
O centro antigo de San Sebastian, por sua vez, concentra a maioria dos mais de 200 bares da cidade, repletos de ingredientes emblemáticos da região – como vitela, porco, merluza, anchova e caranguejo – que podem ser preparados de diversas formas. A cidade que serve de casa para o Real Sociedad, que já conquistou a LaLiga em duas oportunidades na década de 1980, hospeda alguns dos melhores bares da região, como o Goiz-Argui – famoso pelas suas bruschettas de camarão sem casca, fresquíssimos, e temperadas com o vinagrete secreto da casa.

Há também o bar Txepetxa, onde quase todo mundo vai atrás das anchovas, que são servidas em mil e uma variações, tidas como as melhores da cidade; o Zeruko, um dos redutos com os pintxos mais inventivos e meticulosamente apresentados, contrastando texturas e sabores; o Fuego Negro, onde o chef Edorta Lamo faz uma cozinha caprichada e muito acessível, feita especialmente para se comer em pé; e o Nestor, um dos favoritos de muitos chefs e críticos gastronômicos, onde a tortilha de batatas é um concorrido hit, que pode acompanhar uma celebrada salada de tomates (prato mais famoso da casa).

Divulgação/Turismo da Espanha

As famosas gildas

As famosas gildas

Isso, sem falar no bar Ganbara, cuja especialidade são os cogumelos selvagens preparados na chapa e servidos com uma gema mole; o La Cuchara de San Telmo, onde chegar ao balcão já é uma aventura, pois os pintxos são preparados na hora, sem ficar expostos – além de ser dono de uma das melhores bochechas de vitela, que chegam a desmanchar na boca; e o La bodeguilla Donostiarra, aconchegante e queridinha de muitos chefs, tem como carro chefe as saladas russas e as gildas (famoso pintxo de azeitona, anchova e pimenta guindilha servidos num palito).

Divulgação/Turismo da Espanha

Ponte Zubi Zuri, em Bilbao

Ponte Zubi Zuri, em Bilbao

BILBAO
Já Bilbao, tida como o patinho feio do País Basco até os anos 1990, deu a volta por cima quando ganhou sua principal atração turística: o Museu Guggenheim. Sua gastronomia, no entanto, tem as mesmas raízes de San Sebastian – sendo mais barata e com menos turistas.

As duas zonas que merecem a atenção dos apaixonados por gastronomia são o centro antigo (casco viejo, em basco) e os arredores da Diputación (que nada mais é que a administração regional), onde as tapas são elevadas à já citada categoria de alta cozinha em miniatura.

A casa dos Leones do Athletic Club, equipe que já venceu a LaLiga em oito oportunidades, entre as décadas de 1930 e 1980, também possuem grandes e famosos bares: como El Globo, que além do balcão também conta com um salão, que vende o famoso pintxo Txangurro (com caranguejo desfiado e gratinado sobre uma torradinha).

Já o bar Promenade, que se esconde por trás de uma porta amarela, serve com maestria um virtuoso vermute – delicioso aperitivo amarguinho – tanto puro, como aditivado com gostas de gim ou angostura, principalmente como acompanhamento das já citadas gildas, a mãe de todos os pintxos.

Há ainda o La olla de la Plaza Nueva, que conta com um extenso balcão de pintxos como as latinhas de boquerones (ou anchovas, em português) em vinagrete e cogumelos recheados; e o El puertito, especializado em ostras nacionais e importadas, que acompanham uma seleção enxuta de txacolis (vinho branco ou tinto de baixa graduação alcoólica do País Basco, que tem duas denominações: Txacoli de Getaria e Txacoli de Vizcaya, sendo leve e ligeiramente frisante).

Por fim, mas não menos importante, tem o La Viña del Ensache, que além do balcão de pintxos, serve pratos como ovo, foie gras, cogumelos e purê de batatas em uma panela ou com o delicioso porco ibérico cozido a baixa temperatura; e o Sorginzulo, um minúsculo bar que possui ótimos pintxos quentes como o brioche com foie gras, nozes e mel, acompanhado de um típico clarete (vinho rosado bem suave).

Dentro de campo, a magia gastronômica e as belíssimas paisagens se transformam em uma das rivalidades mais quentes do futebol espanhol. Aquele que é chamado de Derby Basco, entre Athletic Club e Real Sociedad, terá mais um capítulo escrito nessa rica história ainda em 2020, no dia 31 de dezembro – quando os dois clubes entram em campo em confronto pela 16ª rodada da LaLiga Santander. A partida será disputada às 10h (horário de Brasília), no estádio San Mamés.

Divulgação/Turismo da Espanha

Conheça os bares do País Basco

San Sebastian:
Goiz-Argui: aberto das 10h às 16h / 18h30 às 23h30
(Rua) Calle Fermin Calbeton Kalea, 4 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

Txepetxa: aberto das 12h às 15h / 17h30 às 20h
(Rua) Calle Arrandegi Kalea, 5 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

Zeruko: aberto das 12h30 às 16h / 19h30 às 23h30
(Rua) Calle Arrandegi Kalea, 10 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

Fuego Negro: fechado por conta da pandemia
(Rua) Calle 31 de Agosto Kalea, 31 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

Nestor: aberto das 12h às 20h / fechado às segundas
(Rua) Calle Arrandegi Kalea, 11 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

Ganbara: aberto das 12h às 15h15 / 19h às 23h / fechado às segundas, terças e quartas
(Rua) Calle San Jeronimo Kalea, 19 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

La Cuchara de San Telmo: aberto das 12h às 15h30 / 19h30 às 23h / fechado às segundas
(Rua) Calle Santa Korda Kalea, 4 – 20003 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

La bodeguilla Donostiarra: aberto das 11h às 15h / 17h às 23h
(Rua) Calle Easo Plaza, 3 – 20006 Donostia, Guipuzcoa, Espanha.

Bilbao:
El Globo: aberto das 09h às 20h / fechado aos domingos
(Rua) Calle Diputazio Kalea, 8 – 48008 Bilbao, Biscaia, Espanha.

Promenade: aberto das 12h às 00h / 12h às 17h aos domingos
(Rua) Calle Ledesma, 32 – 48001 Bilbao, Biscaia, Espanha.

La olla de la Plaza Nueva: aberto das 08h às 22h30 / 10h às 22h30 aos domingos
(Rua) Calle Nueva Plaza, 2 – 48005 Bilbao, Biscaia, Espanha.

El puertito: aberto das 10h às 22h / 11h às 23h aos finais de semana
(Rua) Calle García Rivero Maisuaren Kalea, 1 – 48009 Bilbao, Biscaia, Espanha.

La Viña del Ensache: fechado por conta da pandemia
(Rua) Calle Diputazio Kalea, 10 – 48008 Bilbao, Biscaia, Espanha.

Sorginzulo: aberto das 09h30 às 23h / 10h às 16h aos domingos
(Rua) Calle Plaza Nueva, 12 – 48005 Bilbao, Biscaia, Espanha.

Divulgação/Turismo da Espanha

Pintxos em San Sebastian

Pintxos em San Sebastian

Fonte: PANROTAS