De acordo com o NBC News, indocumentados estão sendo libertados sem datas de julgamento

Agentes de fronteira no Rio Grande Valley foram autorizados sábado a começar a liberar os imigrantes adultos e suas famílias em custódia antes de ter sido dada uma data para comparecer em tribunal de acordo com um documento interno obtido pela NBC News.

A medida é “para diminuir os desafios operativos, incluindo os riscos para a segurança nacional, durante as ondas de imigração ilegal como as que existem atualmente no Valle do Rio Grande”, ao reduzir o tempo que os imigrantes passam sob custódia, segundo o documento. Alguns imigrantes disseram ao NBC News que seriam libertados sem saber como serão contatados.

Liberar um migrante antes de determinar a data do tribunal para uma audiência de imigração, que decide se o migrante será deportado ou autorizado a permanecer nos Estados Unidos, é um desvio da política de Alfândega e Proteção de Fronteiras. Normalmente, o CBP dá a todos os imigrantes um “aviso para comparecer” antes de serem liberados ou enviados para o Departamento de Imigração e Alfândega para detenção.

No documento, a CBP instruiu agentes no Vale do Rio Grande que eles estão autorizados a liberar migrantes sem data de audiência quando suas instalações atenderem a um de vários critérios, incluindo atingir 100% da capacidade. Segundo dados obtidos recentemente pelo NBC News, até domingo, havia 5.175 imigrantes sob custódia da Patrulha de Fronteira no Vale do Rio Grande, onde a unidade pode abrigar 715.

Na manhã de segunda-feira, alguns imigrantes que falaram ao NBC News sob a condição de anonimato disseram que na verdade foram libertados sem uma data para o julgamento. Eles disseram que antes de serem libertados, os agentes da fronteira dos EUA pediram-lhes informações de contato, que eles forneceram, e entregaram-lhes documentos com uma data de audiência “a ser determinada”. Eles foram informados de que seriam contatados em 30 dias.

O documento não especifica se os agentes de fronteira estavam coletando informações de contato de todos os migrantes ou como planejavam entrar em contato com os imigrantes que não forneceram informações. Uma porta-voz do CBP disse que a fronteira continua fechada para famílias e adultos solteiros, mas como o México não tem capacidade para recuperar todas as famílias, algumas estão sendo processadas nos Estados Unidos.

Fonte: Brazilian Press