DeSantis quer impedir uma possível extradição de Trump da Flórida para New York

O governador Ron DeSantis disse que tentará impedir a extradição do ex-presidente Donald Trump da Flórida para New York, caso ele seja denunciado por um grand jury em Manhattan.

A Organização Trump -que envolve dezenas de empresas que vão de hotéis a clubes de golf- está na mira de uma investigação da Procuradoria-Geral de NY sobre supostas declarações falsas de valores de propriedades para garantir empréstimos e obter benefícios econômicos e fiscais.

“A investigação sobre a organização Trump não é mais civil, agora estamos investigando ativamente em caráter criminal”, disse Fabien Levy, um porta-voz da Procuradoria, em um e-mail enviado ao site Politico.

Assim, se Trump for denunciado em uma corte de Manhattan, o estado de NY terá de pedir à Flórida sua extradição devido ao forte sistema federativo dos EUA, que assegura um alto nível de autonomia para cada estado.

“ DeSantis pode atrasar as coisas ”, disse o procurador de Palm Beach, Dave Aronberg, à MSNBC.

Especula-se que o governador da Flórida planeja se candidatar à Casa Branca em 2024 pelo Partido Republicano. Ele calcula, segundo a imprensa, que se conseguir impedir a extradição de Trump ou pelo menos tentar fazê-lo, poderá conquistar a enorme base eleitoral do ex-presidente, que teve 75 milhões de votos em 2020. 

Mas mesmo assim, pode não ser fácil: ” Se Trump for indiciado em New York, tanto a Constituição dos EUA quanto um estatuto federal datado de 1793 exigem que DeSantis (ou o governador de qual for o estado que Trump esteja no momento) o entregue”, explicou Steve Vladeck, professor de direito da University of Texas.

Segundo o professor, se DeSantis  se recusar, uma decisão da Suprema Corte de 1987 deixa claro que os tribunais federais podem ordenar que ele cumpra. “A lei de extradição interestadual é clara e direta”, completou.

Além da investigação da Procuradoria de New York encabeçada pela procuradora Letitia James, as negociações feitas pela Organização Trump antes de o ex-mandatário assumir a presidência também estão sendo auditadas pelo procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, há mais de dois anos.

The post DeSantis quer impedir uma possível extradição de Trump da Flórida para New York first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA