Entra em vigor proibição de dispositivo que transforma arma em metralhadora

Entrou em vigor nesta terça-feira, 26, a proibição do “bump stock”, dispositivo que permite o disparo rápido de armas semi-automáticas. Os acessórios da pistola são projetados para permitir que fuzis semiautomáticos disparem continuamente com um único puxão do gatilho.

Com isso, os proprietários são aconselhados a destruir seus estoques ou entregá-los às autoridades federais sob pena de enfrentar acusações por terem um em sua posse. A proibição vem com a reação de grupos de defesa dos direitos das armas que tentaram pedir à Suprema Corte que pare a proibição.

O Departamento de Justiça emitiu a decisão em dezembro que não incluía apenas ações de choque, mas armas totalmente automáticas.

A proibição entra em vigor nesta terça-feira, mas os tribunais inferiores ainda não decidiram sobre os recursos interpostos por ativistas dos direitos das armas em Michigan e em Washington.

Flórida liberou quase 300 licenças de armas sem checagem de antecedentes criminais

O dispositivo foi usado pelo atirador no massacre de Las Vegas em 2017, quando 58 pessoas perderam a vida e outras 489 ficaram feridas.

Segundo comunicado oficial do departamento de Justiça, uma emenda às leis federais sobre armas de fogo coloca os “bump stocks” na categoria de fuzis automáticos ilegais.

Este dispositivo, que dispara uma rajada de balas com uma simples pressão no gatilho, equipou os 12 fuzis usados por Stephen Paddock, autor do ataque a tiros de Las Vegas, o mais letal na história recente dos Estados Unidos. Com informações da Reuters.

Leia também

Comitê da Câmara da Flórida aprova programa para professores armados

Trump fala em mudanças de regras sobre armas nos Estados Unidos

O post Entra em vigor proibição de dispositivo que transforma arma em metralhadora apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News