Feriados prolongados 2021: roteiros de 3 e 4 dias para viajar no feriadão!

Os feriados prolongados de 2021 estão ótimos para quem gosta de emendar alguns dias e fazer uma viagem mais longa. Serão 8 feriados prolongados em 2021 para botar em dia os tantos planos que foram adiados neste ano. Não deixe para se organizar na última hora e já anote as datas dos feriadões de 2021, assim você garante bons preços em hospedagem e, claro, ótimas promoções de passagens aéreas! Afinal, todos nós merecemos alguns dias de descanso a mais em 2021. Estamos na torcida para que tudo se normalize o mais rápido possível e que possamos embarcar rumo ao feriadão tranquilamente. Os feriados 2021 esperam por nós!

Para ajudar na sua próxima viagem nos feriados prolongados de 2021, preparamos um post especial com dez dicas de roteiros que cabem muito bem em uma viagem no feriadão. São roteiros de 3 e 4 dias para destinos descomplicados, ótimos de serem visitados durante todo o ano e que não exigem muita organização. Se você está indeciso e buscando inspiração para a próxima viagem em um feriado prolongado, confira nossas dicas!

Feriados prolongados 2021

Feriados prolongados para relaxar em 2021 / Foto: Monique Renne

Feriados prolongados 2021

Além dos clássicos Carnaval, Sexta-Feira Santa (Páscoa) e Corpus Christi, em 2021 os feriados de Independência do Brasil, Nossa Sr.a Aparecida e Finados cairão em uma terça-feira, o que vai render viagens de 4 dias para muita gente. Já os feriados de Ano Novo e a Proclamação da República permitirão viagens de 3 dias, o que não é de se jogar fora!

Precisamos lembrar também que o Dia do Professor – comemorado em 15/10 (sexta-feira) – é ponto facultativo em muitos destinos do Brasil e costuma render uma boa viagem. O mesmo acontece com o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28/10 (quinta-feira). Já o São João, que acontece no dia 24/06 (quinta-feira), é feriado em diversos destinos do nordeste e vai render um maravilhoso feriadão para curtir os festejos juninos. Confira a lista com todos os feriados 2021.

Diversas cidades do Brasil têm feriados regionais que podem ser emendados aos feriados nacionais. Fique ligado no calendário da sua cidade para não perder a chance de emendar alguns dias a mais no feriadão!

Calendário de feriados prolongados 2021

Ubatuba, São Paulo / Foto: Monique Renne

Confira quais são principais feriados prolongados de 2021

Data Dia da Semana Dias emendados Feriado
01/01 sexta 3 (sexta, sábado e domingo) Confraternização Universal (Ano Novo)
15/02 e 16/02 segunda e terça 4 (sábado, domingo, segunda, terça e até quarta!) * Carnaval
02/04 sexta 3 (sexta, sábado e domingo) Sexta-Feira Santa (Páscoa)
03/06 quinta 4 (quinta, sexta, sábado e domingo) * Corpus Christi
07/09 terça 3 (sábado, domingo, segunda e terça) Independência do Brasil
12/10 terça 4 (sábado, domingo, segunda e terça) Nossa Sr.a Aparecida
02/11 terça 4 (sábado, domingo, segunda e terça) Finados
15/11 segunda 3 (sábado, domingo e segunda) Proclamação da República

* Os feriados de Carnaval e Corpus Christi, apesar de não serem feriados nacionais oficiais, fazem parte do calendário de feriados de grande parte do Brasil.

10 roteiros para viagens nos feriados prolongados 2021

Escolhemos dez destinos que cabem em qualquer época do ano e são bem descomplicados para inspirar a sua viagem no feriadão. Claro que essas dicas não são as únicas para uma viagem em feriado prolongado. Se continuar na dúvida e quiser um pouco mais de inspiração, veja as dicas das melhores praias do Brasil, melhores praias do nordeste e os melhores destinos do Brasil para a sua viagem. Vamos aos roteiros para a sua viagem no feriado prolongado!

Roteiros para feriados prolongados

Belo Horizonte, Minas Gerais / Foto: Monique Renne

1 – São Paulo: roteiro de 3 e 4 dias para feriados prolongados em 2021

São Paulo é um ótimo destino para o feriado prolongado. A cidade é repleta de excelentes atrações e muitas delas são gratuitas, o que torna a viagem de feriado mais em conta. Não faltará o que fazer em São Paulo enquanto você estiver de folga por lá! As passagens aéreas para São Paulo nos feriados também costumam ter bons preços, assim como os hotéis, que oferecem descontos fora dos dias úteis.

Circular entre os pontos turísticos de São Paulo é bem fácil e em três ou quatro dias de roteiro você vai se divertir um bocado! Há diversos museus, parques, ruas interessantes e muitos restaurantes para se deliciar enquanto estiver em São Paulo. Sem falar nas baladas, que estão entre as melhores do país. Nos feriados, São Paulo costuma ter trânsito tranquilo, o que facilita ainda mais a vida do turista, especialmente os que pretendem usar o metrô.

Feriados prolongados 2021

Avenida Paulista, São Paulo / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Avenida Paulista

A Avenida Paulista é capaz de ocupar o turista por um bom tempo, mas em um dia você conseguirá ver as principais atrações. Experimente o Masp e depois siga para o Itaú Cultural, Japan House, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp e, na outra ponta, o maravilhoso IMS – Instituto Moreira Sales. Com tempo você ainda poderá aproveitar a ciclovia para um passeio de bike ou patinete ou ir até o Museu do Futebol ou ao Museu de Arte Brasileira MAB-FAAP, bem pertinho da Paulista.

Dia 2 – Centro de São Paulo

O Centro de São Paulo fácil rende um dia bem cheio de passeios! Chegue pela Estação da Luz e comece por uma visita à Pinacoteca. De lá, siga para o Museu Catavento. Aproveite então o horário do almoço para ir ao Mercado Municipal comer uma das delícias paulistanas. Se quiser fazer umas comprinhas, siga rumo à Rua 25 de março. À tarde, visite o CCBB, a Catedral da Sé e dê um pulinho no Pateo do Collegio para ver onde São Paulo nasceu. Ao entardecer, suba ao topo do Farol Santander para curtir um drink ao pôr do sol.

Dia 3 – Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um mundo e merece um passeio com calma. Depois de dar uma volta pelo parque (vale alugar uma bike), experimente os museus do local! Confira o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), o incrível Museu Afro Brasil, a Fundação Bienal, o Auditório Ibirapuera e, vizinho ao parque, o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP). Ao sair do parque, não deixe de reparar no grandioso Monumento às Bandeiras.

Dia 4 – Morumbi e Jardim Europa

Repletos de verde e espaços culturais, os bairros do Morumbi e Jardim Europa valem uma visita. O Jardim Europa se destaca pela presença do Museu da Imagem e do Som, vizinho ao Museu Brasileiro de Escultura (MuBE). Já no bairro do Morumbi, o destaque é para espaços integrados à natureza, como a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Por lá, também é possível visitar o Palácio dos Bandeirantes e o charmoso Parque Alfredo Volpi. Com mais tempo, invista em um passeio por Pinheiros, onde está o Memorial da América Latina, o SESC Pompeia e o Instituto Tomie Ohtake.

2 – Curitiba: roteiro de 3 e 4 dias para um feriado prolongado

Curitiba é um ótimo destino para ser visitado durante todo o ano, por isso é ideal para qualquer feriado prolongado. Curitiba tem um turismo bem definido, é uma cidade fácil de ser explorada e, o melhor de tudo, tem muitos pontos turísticos de Curitiba são gratuitos! Se locomover em Curitiba é tranquilo e o ônibus da Linha Turismo pode ajudar bastante os turistas que não querem se preocupar com nada. Basta pegar a rota e ir pingando de atração em atração. Um roteiro já pré-definido e que cabe muito bem em um feriado prolongado.

Se quiser fazer tudo por conta própria, o Uber será bem útil por lá! Há muito o que fazer em Curitiba, mas a cidade é um convite a curtir com calma, especialmente por ser repleta de lindos parques que merecem passeios tranquilo. Desacelere o ritmo em Curitiba e aproveite para viajar e descansar. Veja nossas dicas de roteiro!

Feriados prolongados em 2021

Curitiba, Paraná / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Parques e Linha Turismo

Para entrar no clima da capital paranaense, nada como ir a um dos mais de 30 parques e bosques da cidade. Sim! Curitiba não nega a fama de cidade verde e oferece belas opções para um passeio ao ar livre. Pegue a Linha Turismo e comece pelo Jardim Botânico de Curitiba e depois siga para o Bosque Alemão e o Parque Tanguá, que tem lindo pôr do sol! Se der tempo, visite ainda o Parque Tingui e o Parque Barigui. O número de parques vai depender do seu ritmo. Na dúvida, deixe alguns para o segundo dia do roteiro.

Dia 2 – Centro Histórico de Curitiba

Comece o segundo dia com um walking tour gratuito pelo Centro Histórico de Curitiba. Depois de percorrer por alto a região, aproveite para visitar com calma o Passeio Público, Rua das Flores e Museu Paranaense. Para almoçar, vale os restaurantes do Largo da Ordem ou o Mercado Municipal de Curitiba. Se você gosta de tours, outras boas pedidas são o Tour Comida de Boteco, o Curitidoce e o Kuritbike.

Dia 3 – Centro Cívico e arredores

No terceiro dia em Curitiba, não deixe de ir ao Museu Oscar Niemeyer – MON, onde está a melhor coleção de arte da cidade. De lá, siga para o Museu do Holocausto (é preciso agendar a visita). À tarde, aproveite para passear pelo Bosque do Papa e pelo Parque São Lourenço. Vale ainda conferir a Opera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. Para curtir a noite de Curitiba, experimente o bairro Batel.

Dia 4 – Passeio de trem para Morretes

Muito popular entre os turistas que visitam a capital paranaense, o passeio de trem da Serra Verde Express é realmente imperdível. O percurso, com total de 110 km e 3h de duração, parte de Curitiba e segue pela Serra do Mar Paranaense até a cidade de Morretes. O visual é dos mais incríveis e a viagem apaixonante, especialmente para quem adora viajar de trem. Ao chegar a Morretes, não deixe de saborear o mais típico prato local, o barreado. Na volta, você poderá optar pelo ônibus que desce pela encantadora Estrada da Graciosa. As viagens acontecem diariamente. Veja mais detalhes sobre o trem para Morretes.

3 – Belo Horizonte: roteiro de 3 e 4 dias para os feriados prolongados em 2021

Belo Horizonte é o tipo de cidade que pode ser explorada apenas com um mapinha mão. As atrações turísticas estão próximas ou em regiões bem definidas. BH é repleta de espaços culturais, arquitetura digna de muitos registros fotográficos (alguns edifícios são declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO), ótimos espaços verdes e, claro, muitos restaurantes e botecos.

A capital de Minas Gerais é muito fácil de ser percorrida e é o destino ideal para um feriado prolongado. Não será difícil decidir o que fazer em Belo Horizonte, já que a cidade tem diversas atrações com fácil acesso, o que torna BH uma ótima pedida para aquela viagem de última hora, quando o dinheiro e o tempo estão curtos, mas você não abre mão de desembarcar em um novo destino. O melhor de Belo Horizonte é que grande parte das atrações principais tem acesso gratuito! Sendo assim, aproveite o roteiro por Belo Horizonte!

Feriados prolongados de 2021

Belo Horizonte, Minas Gerais / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Lagoa da Pampulha

Comece a sua viagem pela Lagoa da Pampulha. Ela rende um dia inteiro de passeio e você não irá se arrepender de ficar por lá até o sol se pôr. As principais atrações da Lagoa da Pampulha são a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha – MAP. Vale até andar nos brinquedos do tradicional Parque Guanabara. Nos arredores da Pampulha estão também o Ginásio Mineirinho, o Estádio Mineirão e o Parque Ecológico da Pampulha. O ideal é ficar por lá o dia todo, assim você poderá ver o pôr do sol na Casa do Baile e ainda apreciar o acender das luzes da Igrejinha.

Dia 2 – Circuito Cultura Praça da Liberdade

O roteiro de hoje começa na Praça da Liberdade, localizada no coração de BH. Ela é o ponto central de ligação de espaços culturais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa FIAT de Cultura. Vale também visitar o Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer, duas das mais emblemáticas obras da cidade. Depois de percorrer todas as atrações nos arredores, caminhe um pouquinho até o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro e o Museu Histórico Abílio Barreto para fechar o tour.

Dia 3 – Parque Municipal e Mercado Central

Com mais um dia à disposição você poderá fazer o roteiro do dia 2 com mais calma e investir em outras atrações. Bem próximo à Praça da Liberdade será possível visitar também o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, o Museu de Artes e Ofícios e assistir à programação cultural do Palácio das Artes. Se a vontade for de um intervalo para degustar e comprar algumas delícias típicas de Minas Gerais, corra para o Mercado Central. Para o pôr do sol, que é sempre maravilhoso em BH, siga rumo ao Mirante do Mangabeiras ou à Praça do Papa também é famosa pelo entardecer.

Dia 4 – Inhotim

Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho e distante 55 km de BH, é um dos mais impressionantes espaços dedicados à arte contemporânea em todo o mundo. A proposta de ser um espaço com diversas galerias (muitas delas a céu aberto) e, ao mesmo tempo, um amplo jardim botânico faz do Inhotim uma atração única e imperdível. Podemos garantir que um dia não será suficiente para percorrê-lo por inteiro, sendo possível, invista dois dias no Inhotim. Você não irá se arrepender. Veja mais detalhes sobre como visitar o Inhotim.

4 – Trancoso: roteiro de 3 e 4 dias para feriados prolongados em 2021

As praias da Bahia são boa pedida durante todo o ano! O clima é sempre agradável para um banho de mar e o sol sempre marca presença, mesmo nos meses mais chuvosos do ano. Dificilmente um feriado prolongado nas praias da Bahia vai render dias seguidos de tempo fechado. São muitos destinos no litoral baiano que merecem a visita, mas Trancoso alia bem tudo o que é importante em um feriado.

O charmoso vilarejo, pertinho de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, tem excelente infraestrutura, bons restaurantes, ampla oferta de pousadas e fácil acesso. Sem falar nas sempre esplêndidas praias de Trancoso, que são o maior atrativo da região. Um roteiro de 3 ou 4 dias para o básico, mas tenha certeza que há bem mais o que fazer em Trancoso. Vale até voltar para depois para investir em passeios até Caraíva e a espetacular Praia do Espelho.

Feriados prolongados na Bahia

Trancoso, Bahia

Dia 1 – Caminhada pelas praias de Trancoso (sentido Arraial d’Ajuda)

Nada melhor do que ir à praia em Trancoso! E como são muitas opções, é bom começar cedo. Prepare-se para uma boa caminhada. Se estiver sem pique, vale ir de carro. Desça até a Praia dos Coqueiros e siga rumo à esquerda. Caminhe até a Praia do Rio da Barra e, na sequência, a Praia do Taípe (na divisa com Arraial d’Ajuda). As duas oferecem restaurantes, mas têm longo trecho praticamente sem ninguém. Ideal para quer gosta de praias desertas. Na volta, escolha entre ficar na Praia dos Nativos ou na Praia dos Coqueiros. As duas são as mais movimentadas de Trancoso e rendem um delicioso final de tarde.

Dia 2 – Caminhada pelas praias de Trancoso (sentido Praia do Espelho)

Hoje é dia de seguir sentido sul, caminhando para a direita na faixa litorânea de Trancoso. Vale fazer uma parte do caminho de carro e ir parando de praia em praia até onde tem estrada ou, para os atletas, seguir caminhando pela faixa de areia (escolha a maré baixa). Comece pela Praia do Rio Verde e Praia de Itapororoca, as duas com oferta de restaurante à beira-mar. Na sequência, há uma série de praias praticamente desertas e sem infraestrutura alguma. A primeira é a Praia de Patimirim, seguida pela Praia de Itaquena e a Barra do Rio dos Frades. Uma caminhada e tanto, mas repleta de belezas!

Dia 3 – Descanse na sua praia favorita

Agora que você já conheceu as principais praias de Trancoso, escolha a sua favorita para relaxar. Você merece passar o dia todinho só curtindo e relaxante diante do mar da Bahia. Aproveite para voltar mais cedo e curtir o pôr do sol no Quadrado de Trancoso, seguido de um maravilhoso jantar!

Dia 4 – Invista em um passeio de lancha ou quadriciclo

Ir às praias de Trancoso é tarefa básica de quem está no vilarejo. Basta descer a rampa na lateral do Quadrado que, em menos de dez minutos, você estará com os pés na areia. E você não precisa mais do que isso para ser feliz em Trancoso. No entanto, se quiser ir além, vale fazer passeio de lancha, com paradas nas piscinas naturais, e também um passeio de Quadriciclo, com passagem por dentro da vegetação quase intocada e visita a diversas praias desertas. É possível até mesmo ir à Praia do EspelhoCaraíva ou Ponta do Corumbau. Veja mais sobre os passeios em Trancoso.

5 – Arraial do Cabo: roteiro de 3 e 4 dias para feriados prolongados em 2021

Arraial do Cabo tem sol reinando durante todo o ano, o que sempre faz do destino da Região dos Lagos uma excelente escolha para os feriados prolongados de 2021. As praias de Arraial do Cabo são lindas, os passeios de barco em Arraial do Cabo são bem em conta e não há muitas obrigações turísticas a cumprir no destino, o que favorece muito a cidade para uma viagem rápida. Ao saber quanto custa viajar para Arraial do Cabo você vai se surpreender e rapidinho vai incluir o roteiro nas suas opções de feriadão. O único porém de Arraial do Cabo é a água um pouquinho fria, mas nada que um tempo no sol não resolva!

Melhores feriados prolongados 2021

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Passeio de Barco

Comece a viagem por Arraial do Cabo com o maravilhoso passeio de barco que leva à Praia do Farol acessível apenas pelo mar. O passeio segue ainda até as Prainhas do Pontal do Atalaia e faz uma parada para mergulho na Praia do Forno. Tudo em meio ao intenso azul do Mar de Arraial do Cabo. Com sorte você verá golfinhos, orcas e jubartes livre na natureza. Ao terminar o passeio, aproveite e faça a trilha a pé de volta para a Praia do Forno e passe o final do dia por lá!

Dia 2 – Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia Grande

Acredite, o tempo do passeio de barco não será suficiente para curtir as Prainhas do Pontal do Atalaia. Sendo assim, volte lá, mas desta vez de carro, jardineira ou Uber. Chegando por terra você terá a oportunidade de ver aquele cenário mágico da escadaria de madeira que leva ao inesquecível e surreal azul do mar de Arraial do Cabo. E como a sombra bate por lá no final da tarde, aproveite para curtir o entardecer com pôr do sol na Praia Grande ou mesmo no alto do Pontal do Atalaia.

Dia 3 – Prainha e Praia do Pontal

A gente sabe que é difícil desapegar das Prainhas do Pontal do Atalaia, mas que tal conhecer outras belezas de Arraial do Cabo? Neste dia você pode dividir o passeio entre a Prainha e a Praia do Pontal. As duas praias marcam a entrada da cidade e têm lindo mar. A Prainha é mais agitada e agrada especialmente a quem gosta de quiosques. Já a Praia do Pontal é bem mais tranquila e tem sombras convidativas a um dia inteiro de descanso.

Dia 4 – Praia das cidades vizinhas ou um batismo de mergulho

No quarta dia em Arraial do Cabo você pode curtir com calma a sua praia favorita ou investir em visita às outras praias da Região dos Lagos. Cabo Frio é colada a Arraial e oferece praias animadas, além de compras e restaurantes. A cidade tem boa infraestrutura hoteleira, sendo uma alternativa para hospedagem. Búzios é recheada de charme e ainda guarda o glamour dos tempos que era frequentada por Brigitte Bardot. A cidade oferece mais de vinte praias, de características bem diferentes e sempre lindas. Ambas merecem a sua visita! Caso não queria se aventurar por outra cidade, experimente um batismo de mergulho em Arraial do Cabo. Com certeza será uma experiência inesquecível!

6- Ouro Preto: roteiro de 3 e 4 dias para um feriadão

Ouro Preto merece bem mais que um feriado prolongado em 2021, mas em três ou quatro dias você terá uma boa ideia da beleza da mais famosa cidade histórica da Minas Gerais. Ouro Preto consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos a todo instante. São dezenas de pontos turísticos em Ouro Preto, incluindo maravilhosos museus, igrejas e mirantes que merecem paradas fotográficas. E nem vamos focar nas incontáveis comidinhas mineiras a serem experimentadas por lá! E quando estiver em Ouro Preto, não deixe de conhecer as belas cidades nas redondezas, que rendem bons passeios de bate e volta. Não faltará o que fazer em Ouro Preto durante o feriadão! E como a cidade é boa pedida durante todo o ano, você pode aproveitar qualquer feriado prolongado para a viagem!

Feriado prolongado Minas Gerais

Ouro Preto, Minas Gerais / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Principais igrejas de Ouro Preto

Ouro Preto oferece ao menos vinte igrejas e capelas para visitação. Como o número é muito alto e quase sempre o tempo é curto, é preciso priorizar a visita. Sendo assim, comece o tour pelas igrejas de Ouro Preto pelas mais significativas em termos históricos e artísticos. Entre as igrejas imperdíveis da cidade estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia.

Ainda que essas igrejas estejam entre as mais belas, elas não são as únicas. Ao caminhar por Ouro Preto e se deparar com outras igrejas, não deixe de entrar para descobrir o interior de cada uma delas. 

Dia 2 – Museus de Ouro Preto

Para ter uma ideia geral de Ouro Preto, não deixe de visitar o Museu da Inconfidência, onde documentos, mobiliários, obras de arte e peças de época contam mais sobre o processo que culminou na independência do Brasil. Com foco na vocação mineradora de Ouro Preto, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS explica como se desenvolveu a principal atividade da cidade. Se o interesse for por obras sacras, conheça o Museu do Oratório, o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho.

Para encantar-se pela arquitetura colonial, vale visitar a Casa de Tomás Antônio Gonzaga, a Casa dos Contos, a Casa dos Inconfidentes e a Casa da Ópera, quatro construções onde funcionam centros culturais, mas que têm como principal atração os próprios edifícios.

Dia 3 – Percorra as minas de ouro

Algumas das minas mais populares para visitação estão localizadas no Centro Histórico de Ouro Preto, especialmente na região da Rua Chico Rei. Vale conhecer a Mina do Chico Rei, a Mina Jejê, a Mina du Veloso e a Mina de Santa Rita. As visitas são muito semelhantes e no geral acontecem com uma visita guiada por dentro dos túneis de mineração. Um mina que se destaca das demais é a Mina da Passagem. Localizada na estrada que liga Ouro Preto a Mariana, ela é a única mina industrial aberta à visitação na região. Vale dizer que os dias 1, 2 e 3 do roteiro podem ser facilmente misturados de acordo com o que você deseja no dia.

Dia 4 – Cidades vizinhas a Ouro Preto

Ouro Preto não é a única beleza dessa região de Minas Gerais. Em passeios bem curtos, você poderá visitar outras cidades imperdíveis. Vale ir a Mariana de trem; visitar Congonhas para conhecer a obra os Doze Profetas de Aleijadinho e o Museu de Congonhas; passar um dia no mágico Santuário do Caraça, com direito a diversas cachoeiras; aproveitar o ecoturismo de Lavras Novas; e ainda apreciar o visual bucólico de Catas Altas. O importante é não fechar os olhos para os arredores de Ouro Preto. Eles reservam tantas preciosidades quanto as minas da cidade no período colonial. 

7- Ubatuba: roteiro de 3 e 4 dias para os feriadões em 2021

A fama de destino chuvoso rende a Ubatuba o apelido de “Ubachuva”. Ainda que a brincadeira com o clima em Ubatuba tenha um fundo de verdade (chove mesmo por lá), Ubatuba é sempre um destino muito procurado nos feriados prolongados e é uma ótima opção de praia para quem está em São Paulo. A região é linda, cercada por intenso verde e, mesmo com tempo nublado, as praias costumam ser bem convidativas. E como são mas de 100 praias para visitar por lá, não será difícil encontrar um cantinho mais sossegado entre as praias de Ubatuba.

Conhecer todas as praias de Ubatuba é tarefa praticamente impossível, mas experimentar algumas delas durante a viagem de feriado prolongado é tarefa bastante prazerosa. E quanto mais viagens no feriadão para Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, melhor!

Feriados emendados 2021

Ubatuba, São Paulo / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Praia da Fortaleza, Praia do Cedro do Sul, Praia Deserto e Praia Grande do Bonete

As praias da Fortaleza, Cedro do Sul, Deserto e Grande do Bonete são interligadas pela Trilha das Sete Praias. Em um percurso de 10 km você verá algumas das mais belas porções de areia de Ubatuba. E o melhor é elas são praticamente desertas! O caminho começa pela Praia da Fortaleza e segue até a Praia da Lagoinha (ou o contrário) e no meio do caminho há diversas paradas espetaculares, como a Praia Cedro do Sul e a Praia Deserto. A Praia Grande do Bonete é o ponto alto da Trilha das Sete Praias e merece uma parada mais longa para curtir. Se a forme bater, entre no povoado a recorra aos restaurantes locais. O percurso rende um dia inteiro de passeio!

Dia 2 – Praia da Ribeira, Praia do Flamengo e Praia das Sete Fontes

Um caminho de 4 km à beira da costa liga a Praia da Ribeira, a Praia do Flamengo e a Praia das Sete Fontes. O percurso é fácil e garante a diversão sem cansar demais. As praias são pouco movimentadas e ideais para relaxar. As mesmas porções de areia podem também serem visitadas em trajetos de barco. O custo médio é de R$ 20 por pessoa para cada trecho. Vale encarar a trilha na ida e pegar um barquinho na volta. Todas são lindas, tranquilas e ótimas pedidas nos feriados prolongados, quando Ubatuba costuma ficar mais cheia.

Dia 3 – Praia de Itamambuca, Praia do Félix, Praia das Conchas e Praia do Português

Este roteiro pelo Norte de Ubatuba reserva lindas faixas de areia. E cada uma delas é especial! A Praia de Itamambuca, mesmo sem estar colada ao trio Praia do Félix, Praia do Português e Praia das Conchas pode ser facilmente aliada a elas em um dia de passeio. Aproveite o início da manhã na Praia de Itamambuca e depois siga para as outras três praias que são interligadas por trilhas. A Praia do Félix é uma das mais queridas entre os turistas, já a vizinha Praia do Português — que tem acesso pelas pedras no canto direito da Praia do Félix — é um ótimo ponto para quem gosta de praticar snorkeling. O mesmo vale para a Praia das Conchas. Um trio que é ótima opção para um dia de passeio.

4 – Ilha do Prumirim, Praia do Prumirim e Praia Canto Taipu

A Praia do Prumirim e a Ilha do Prumirim são destinos ideais para quem gosta de visual paradisíaco, mas com uma pitada de conforto. E, incrivelmente, as duas praias dificilmente ficam cheias, mesmo em um feriado prolongado. A grande distância do Centro de Ubatuba e o fato de estarem localizadas após a Praia do Félix (uma das favoritas dos visitantes), já diminui bastante o número de frequentadores por lá. E como a concorrente Ilha das Couves é bem mais famosa, quem tem apenas um dia livre para passeio acaba indo pra lá, deixando a Ilha do Prumirim em segundo plano e, consequentemente, mais vazia. Acredite, a beleza vale a visita!

8- Foz do Iguaçu: roteiro de 3 e 4 dias para um feriado prolongado em 2021

Foz do Iguaçu, no Paraná, é boa opção para todo o ano. O que muda por lá é o visual, com mais ou menos água, a depender do período do feriado prolongado. Foz é a cidade que tem a honra de guardar, do lado brasileiro, um cenário digno de filmes! Um dos mais belos espetáculos da natureza. Todo o crédito pertence ao rio Iguaçu, que permeia a fronteira entre Brasil e Argentina e presenteia ambos os países com as Cataratas — um cenário natural perfeito, com as mais lindas quedas d’água do planeta. Visitar Foz do Iguaçu é a certeza de poder, num curto período, desbravar pequenas partes de outros dois países que fazem fronteira com o Brasil: Paraguai e Argentina. Boa pedida para os feriados prolongados de 2021!

feriados prolongados 2021 viagens

Cataratas do Iguaçu / Foto: Camille Panzera

Dia 1- Cataratas e Macuco Safari 

Aproveite o primeiro dia de viagem para conhecer a principal atração de Foz do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu! O local merece ser conhecido com calma e lá dentro você também pode fazer o Macuco Safári, passeio de bote no qual os visitantes tomam banho nas águas das cataratas. Neste mesmo dia, você pode também conhecer o Parque das Aves, que fica bem pertinho! Se o orçamento permitir, vale até sobrevoar as cataratas de helicóptero!

Dia 2 – Itaipu Binacional

No segundo dia de viagem do feriado prolongado em 2021, que tal fazer um tour e descobrir como funciona Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo? O passeio é bem diferente e pode ser aliado também com algumas outras atividades no mesmo dia, como visitar o Templo Zen Budista e curtir o fim de tarde na Marco da Três Fronteiras.

Dia 3 – Paraguai de dia e Argentina à noite

Fazer compras no Paraguai é um passeio muito tradicional, ótimo para adquirir alguns produtos importados com bom preço. Uma boa sugestão é aproveitar o dia para fazer compras em Ciudad del Este, no Paraguai. Já durante a noite, experimente um passeio para jantar em Puerto Igazú, em solo argentino. Na volta, não deixe de conhecer o ótimo no Duty Free Iguazú, que fica no caminho.

Dia 4 – Cataratas argentinas

Tanto o Brasil quanto a Argentina possuem parques nacionais para que turistas possam conhecer melhor as Cataratas do Iguaçu. Muita gente resume o passeio ao lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, mas conhecer o lado argentino é também incrível! O passeio para o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina, é um pouco mais cansativo porque tem caminhadas, mas o visual é tão incrível que a gente até esquece! Ver as quedas d’água pelo lado argentino é inesquecível!

9- Chapada Diamantina: roteiro de 3 e 4 dias para o feriadão

A Chapada Diamantina cabe bem nos feriados prolongados de 2021, mas já adiantamos que você conhecerá apenas o básico da região e logo já vai querer voltar! A vantagem da Chapada Diamantina, para quem está sem tempo de organizar uma viagem, é poder contratar pacotes de passeio que tudo. Ideal para quem não quer se preocupar! A principal base para explorar a Chapada Diamantina é Lençóis, eleita melhor destino nacional pelo Prêmio Melhores Destinos 2019. A partir de lá será fácil explorar as principais cachoeiras, poços e paisagens incríveis de toda a região. 

Se você optar por uma viagem que inclua a Cachoeira do Buracão, o Poço Encantado e o Poço Azul, programe-se para fazer um pernoite fora de Lençóis para economizar no tempo de deslocamento (as agências oferecem esses passeios com e sem pernoite). Vale se hospedar em Mucugê ou Igatu.

viajar no feriado prolongado

Chapada Diamantina, Bahia / Fotos: Monique Renne

Dia 1 – Grutas, Pratinha e Morro do Pai Inácio

O primeiro dia de viagem rende um roteiro pelo Morro do Pai Inácio, a Gruta da Pratinha (na Fazenda Pratinha), a Cachoeira do Poço do Diabo (Rio Mucugezinho) e mais uma gruta, que pode ser a Gruta da Lapa Doce ou a Gruta da Torrinha. Esse é o passeio mais comum em toda a Chapada Diamantina e você verá diferentes paisagens em um mesmo dia. Fique atento para deixar a visita ao Pai Inácio por último. Assim você poderá aproveitar o pôr do sol no alto da montanha (a subida é permitida até 17h).

Dia 2 – Cachoeira da Fumaça

O visual da Cachoeira da Fumaça está entre os mais belos cenários da Chapada Diamantina. São, aproximadamente, 340 metros de queda d’água cercada por espetaculares paredões rochosos em meio à natureza exuberante do Vale do Capão. A trilha tem 12 km, ida e volta, sendo que a subida inicial, com 2 km, exige muito fôlego e preparo físico dos visitantes. Ainda que seja uma trilha de nível médio, o visual da Cachoeira da Fumaça ao final compensa todo o esforço! Ao final do dia, aproveite um mergulho na Cachoeira do Riachinho e coma uma boa pizza no Vale do Capão.

Dia 3 – Cachoeira do Buracão

Todo sacrifício vale para chegar à Cachoeira do Buracão! A estrada é longa, mas o visual é recompensador. O Buracão é uma das experiência mais emocionantes de toda a Chapada Diamantina e é fácil se emocionar ao chegar por lá! E a vantagem é que a trilha nem é tão difícil! Ao chegar ao Buracão, você terá que nadar por dentro de um lindo cânion até a queda d’água. Uma experiência inesquecível! Para o dia seguinte de roteiro, tente fazer um pernoite em Mucugê ou Igatu, para não perder tempo demais na estrada.

Dia 4 – Poço Azul e Poço Encantado

Aproveite para conhecer o Poço Encantado e o Poço Azul. Os dois poços estão entre as mais emblemáticas imagens da Chapada Diamantina e valem o passeio. No Poço Azul é possível fazer flutuação. Já o Poço Encantado é apenas para observação. Vale dizer que há muito mais o que fazer na Chapada Diamantina e o destino cabe fácil em viagens de até 15 dias! Confira mais dicas da Chapada Diamantina.

10- Gramado: roteiro de 3 e 4 dias para o feriadão 2021

Destino mais turístico da Serra Gaúcha, Gramado se destaca por oferecer uma estrutura turística de fazer inveja a qualquer capital do Brasil. É um destino para pessoas de todas as idades, com atrações variadas, bons hotéis e excelentes restaurantes. Ótima pedida para qualquer época do ano. O ideal, ao viajar para Gramado, é não se prender apenas à cidade e conhecer também os encantos de Canela, que está a apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas. A proximidade permite que os turistas circulem de uma a outra como se fossem apenas bairros vizinhos. Diante de tantas atrações, pode ser difícil escolher o que fazer em Gramado. Mas esse roteiro dará um bom rumo para o seu feriado prolongado de 2021!

feriadão gramado 2021

Gramado, Rio Grande do Sul / Fotos: Camille Panzera

Dia 1 – Centro e redondezas

No primeiro dia em Gramado, aproveite para fazer um “reconhecimento” da cidade, andar pelo Centro, conhecer a Rua Coberta, a Igreja São Pedro e tomar um chocolate quente da Av. Borges de Medeiros. Passe também na Rua Torta e na Praça das Etnias, bons lugares para tirar fotos. Um pouquinho mais distante, mas também na região central, vale conhecer o Mini Mundo e fazer um passeio relaxante no Lago Negro, que é cartão-postal da cidade. 

Dia 2 – Canela

A cidade vizinha de Canela tem atrações tão bacanas quanto Gramado. Uma delas é a Cascata do Caracol, a maior queda d’água do Estado e localizada dentro do Parque Estadual do Caracol. O passeio é muito legal para fazer uma atividade na natureza e pode até ser complementado com um passeio nos Bondinhos Aéreos, que oferecem uma vista linda! Também em Canela, vale visitar o Castelinho Caracol para comer um strudel e/ou visitar o Parque da Florybal ou o Alpen Park, boa opção para quem está com crianças. Não dá para perder também uma passada na Catedral de Pedra, conhecida por sua bela arquitetura.

Dia 3 – Mais atividades em Gramado

Neste dia de passeio, uma boa dica é visitar o Le Jardin, um parque de lavandas bem bonito. Vale também tirar algumas fotos no Mirante Vale do Quilombo, que oferece uma vista bonita da região; e visitar algumas das várias atrações da Av. das Hortênsias, como as fábricas de chocolates e o Mundo à Vapor. À noite, programe-se para um delicioso fondue em Gramado.

Dia 4 – Dia de passeio

Há muitas opções de passeios em Gramado. Em um feriado prolongado na cidade é natural que você tenha que escolher que atividades irá realizar, já quem nem todas cabem no roteiro de 3 ou 4 dias. Uma sugestão para o último dia de viagem, então, é escolher um passeio como o Snowland, um parque indoor com neve artificial ou o passeio de Maria Fumaça, que passa pelas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. No mais, aproveite para relaxar e comer um bocado em Gramado!

Contribuiu para este post Camille Panzera


E você? Já está se programando para os feriados prolongados de 2021? Conte pra gente quais são os seus destinos favoritos para uma viagem no feriadão e como monta o seu roteiro! Quanto mais dicas, melhor!

Fonte: Melhores Destinos

Marcações: