Ian deixa mais de dois milhões sem luz na Flórida

A passagem do furacão Ian pela Flórida deixou até agora mais de dois milhões de moradores sem luz. O olho do furacão chegou à costa do estado na altura de Sanibel e Captiva Island por volta do meio-dia de quarta-feira. Até as 2:30 pm já havia mais de 660 mil lares sem energia, segundo o website monitorador de rede poweroutage.us. Às dez da noite, esse número já tinha ultrapassado os dois milhões, chegando a 2.5 milhões na manhã de quinta (29). Os condados mais afetados foram Hardee, DeSoto, Charlotte e Lee.

O furacão de categoria 4, com ventos de até 155 mph, trouxe inundações e destruição por onde passou pela Golden Coast, no sudoeste da Flórida, região que reúne as cidades de Sarasota, Fort Myers, Naples e Punta Gorda, ao sul de Tampa. Algumas áras de Miami-Dade e Broward também ficaram sem luz durante a passagem de Ian pela costa oeste.   

Kevin Guthrie, diretor do Florida Division of Emergency Management, disse na quarta-feira que há mais 30 mil homens preparados para fazer a reparação da rede o mais rápido possível, assim que as condições meteorológicas permitirem. O governador da Flórida, Ron deSantis, acrescentou mais tarde que esse número aumentou para 42 mil.

Na manhã de quinta-feira (29), Ian já tinha reduzido sua força para categoria 1 enquanto atravessava o estado. A previsão do National Hurricane Center é de que enfraqueça para tempestade tropical quando retornar ao oceano, passando pelo nordeste do estado, para então seguir na direção da costa de South Carolina.

Fonte: AcheiUSA