Governador da FL sanciona lei que proíbe governos locais de protegerem indocumentados

Todas as agências da lei na Flórida terão que cooperar com as autoridades federais de imigração sob um projeto de lei assinado pelo governador Ron DeSantis na última sexta-feira, 14, que proíbe as cidades-santuário no estado.

A legislação proíbe os governos locais de promulgarem políticas que protejam os imigrantes indocumentados da deportação. Nenhuma cidade da Flórida é realmente considerada santuário neste tipo de proteção.

A aplicação da lei local será necessária para honrar as medidas de imigração e alfândega dos EUA a imigrantes indocumentados que foram presos ou condenados por um crime. O projeto de lei isenta as vítimas e testemunhas do crime.

“As ‘cidades-santuário’ basicamente criam zonas livres de lei onde as pessoas podem entrar ilegalmente em nosso estado e em nosso país, cometer ofensas criminais e depois simplesmente sair pela porta e continuar a fazê-lo”, disse DeSantis ao assinar a lei. “Na Flórida, isso não vai acontecer.”

Câmara e Senado da Flórida aprovam projetos de lei que proíbem cidades-santuário

O projeto de lei foi assinado na sala de reunião da Comissão do Condado de Okaloosa, no oeste de Panhandle, um dos condados mais conservadores do estado.

No dia seguinte à sanção do governador, o presidente Trump elogiou pelo Twitter a atitude de De Santis e criticou líderes de outros estados que “não têm coragem de fazê-lo”.

Contrários à proibição

Antes da sanção do governador, a União Americana de Liberdades Civis da Flórida havia emitido uma declaração contrária à legislação, citando preocupações constitucionais e de direitos civis.

“[Ela] proíbe amplamente todas as políticas e procedimentos e exige que todos os condados e municípios da Flórida gastem o máximo de recursos locais para aplicar a lei federal de imigração. Além disso, não fornece nenhum financiamento ou reembolso para seu mandato caro”, disse a ACLU da Flórida.

A organização também já emitiu um alerta de viagem aos imigrantes para evitarem viagens ao estado devido ao risco de detenção. Com informações da CBS News.

O post Governador da FL sanciona lei que proíbe governos locais de protegerem indocumentados apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News