Governo Trump descarta medida para barrar estudantes internacionais dos EUA

O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou nesta terça-feira, 14, que retirou as diretrizes de visto que barrariam estudantes internacionais nos EUA, caso todas as suas aulas fossem realizadas on-line neste outono.

O anúncio surpresa ocorreu durante uma audiência no tribunal federal nesta terça-feira em um processo movido pela Universidade de Harvard e pelo MIT que buscavam uma liminar temporária contra as diretrizes.

Pelo menos 20 estados e dezenas de universidades entraram com um processo para impedir que a mudança de política entrasse em vigor. Harvard e o MIT – ambos que planejam realizar a maior parte de seus cursos on-line no outono – argumentaram em sua ação judicial que a diretiva refletia um esforço do governo para forçar as universidades a reabrirem, apesar dos perigos constantes da pandemia de coronavírus.

Eles disseram que a diretiva coloca as universidades “na situação insustentável” de seguir adiante com os cursos on-line às custas do bem-estar de seus estudantes internacionais – “ou tentar, poucas semanas antes do retorno das aulas, fornecer educação pessoalmente, apesar de o grave risco para a saúde e segurança pública que tal mudança acarretaria “.

Essa resposta de hoje significa que a decisão da Imigração e Alfândega dos EUA em março de permitir que estudantes internacionais continuem seus estudos remotamente sem afetar o status do visto devido ao coronavírus permanece em vigor. Não está claro o que isso significa, no entanto, para estudantes cujos vistos estão expirando e para novos alunos que estão solicitando vistos e cujas aulas podem ser totalmente on-line. Fonte: Inside Higher Ed. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Governo Trump descarta medida para barrar estudantes internacionais dos EUA apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News