Homem confronta mulher por falar espanhol no Texas

Na sexta-feira (22), um homem atacou verbalmente uma mulher por falar espanhol com a mãe dela numa filial do restaurante Cracker Barrel, no Texas. Jasmin Nolan, moradora em El Paso, gravou através do celular a interação com o indivíduo e postou na página dela no Facebook. Nolan, que é bilíngue, relatou que ela e a mãe estavam conversando em espanhol quando um homem disse à ela, “Esta é a América. Fale inglês”.

A partir daí, Jasmin começou a gravar a conversa. “Por que você não pode falar inglês?” Perguntou o indivíduo à ela. “Oh, eu posso. Eu posso falar inglês e espanhol. Eu sou bilíngue e nesse país posso falar qualquer idioma que quiser”, respondeu ela, acrescentando que ele bebia cerveja do lado de fora do estabelecimento.

“Você sequer deveria estar segurando essa lata aberta”, acrescentou Nolan.

O homem diz a ela que é um veterano de guerra e que sofre de desordem pós traumática (PTSD). Jasmin responde que o marido dela é um militar na ativa.

“Naquele momento, foi bastante perturbador”, relatou ela. “Esse tipo de coisa acontece em todos os EUA, mas simplesmente o fato de acontecer na cidade onde eu moro, nós somos uma cidade fronteiriça; é uma cidade muito bilíngue. Isso foi estarrecedor”.

Nolan disse que o marido dela ficou orgulhoso pelo fato de ela não ter se intimidado. “O meu marido não fala espanhol. Nós viemos de culturas totalmente diferentes. Ele é de Wisconsin”, detalhou ela. “Ele ficou muito orgulhoso de mim por defender os meus direitos. Ele achou que esse homem estava completamente errado”.

Posteriormente, a Cracker Barrel divulgou um comunicado com relação a controvérsia. “Nós da Cracker Barrel somos direcionados pela nossa missão em agradar as pessoas. No espírito dessas palavras simples, nós operamos baseados nos ideais de justiça, respeito mútuo e tratamento igualitário à todas as pessoas. Esses ideais formam a base da nossa cultura corporativa e são evidentes em nossas lojas. Nós respeitamos todos os indivíduos independente de quem eles sejam ou em que acreditam e nós exigimos o mesmo respeito mútuo entre os nossos funcionários, convidados e fornecedores”.

Fonte: Brazilian Voice