Mais de 8 mil crianças são expulsas da fronteira EUA-México

Cerca de 8.800 crianças desacompanhadas foram rapidamente expulsas dos Estados Unidos ao longo da fronteira com o México sob uma medida relacionada à pandemia que efetivamente acabou com o asilo, disseram as autoridades na sexta-feira, 11 de setembro.

O governo Trump expulsou mais de 159.000 pessoas desde que a ordem de emergência dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA entrou em vigor em março, um número que também inclui mais de 7.600 adultos e crianças que cruzaram a fronteira em famílias.

Os números sobre as crianças foram divulgados pela primeira vez em uma declaração de Raul Ortiz, subchefe da Patrulha de Fronteira, como parte do apelo do governo para que proibisse o alojamento de crianças em hotéis.

O governo expulsou “imediatamente” a maioria das crianças e famílias para o México, mas mais de 2.200 crianças desacompanhadas e 600 pessoas que vieram com suas famílias foram detidas até que os voos de volta para casa pudessem ser organizados, disse Ortiz.

O governo pediu ao Tribunal de Apelações do 9º Circuito dos Estados Unidos para anular uma decisão da semana passada que considerou o uso de hotéis como “proteções humanitárias fundamentais”.

A juíza distrital americana Dolly Gee, em Los Angeles, decidiu que o uso de hotéis para detenção de longo prazo violava um acordo de duas décadas que regia o tratamento de crianças sob custódia. Ela ordenou que as agências de fronteira parassem de colocar crianças em hotéis até terça-feira, 15 de setembro.

Os advogados do Departamento de Justiça argumentaram que o acordo não se aplica durante a emergência de saúde pública e que os hotéis eram adequados.

“Enquanto estiverem nesses hotéis, o governo fornece aos menores supervisão de especialistas, recreação, amenidades e medidas de proteção contra a COVID-19”, escreveram os advogados.

Antes da pandemia, crianças desacompanhadas eram enviadas para abrigos licenciados pelo estado operados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos e freqüentemente liberadas para familiares enquanto buscavam asilo. Com informações da ABC News.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Mais de 8 mil crianças são expulsas da fronteira EUA-México apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News