NJ: Projeto de Lei pode ajudar residentes na fila da execução hipotecária. Entenda

Um projeto de lei que criaria um fundo para ajudar os residentes de Nova Jersey que enfrentam a execução hipotecária está encaminhado para a mesa do governador Phil Murphy depois de ser aprovado no Senado estadual na sexta-feira.

A medida, S3244 , criaria o Ato de Prevenção de Execuções Hipotecárias de Nova Jersey, que permite à Agência de Financiamento Imobiliário e Habitacional de Nova Jersey adquirir propriedades que enfrentam execuções hipotecárias para ajudar os residentes a manter o controle de suas casas. Também permitiria que a agência trabalhasse com os proprietários de casas para obter uma hipoteca mais acessível.

Nova Jersey tem consistentemente classificado como a mais alta do país em execuções hipotecárias, e foi a quarta mais alta do país em inadimplência de hipotecas em julho. Um relatório de 2018 conduzido pelo judiciário do estado descobriu que New Jersey tinha uma média de 25.000 pedidos de execução hipotecária em 2006, antes de disparar para 65.000 por ano em 2009. E enquanto as execuções hipotecárias estão em pausa enquanto a moratória de despejo estiver em vigor, os defensores da habitação dizem que uma enxurrada de processos poderá ocorrer quando a moratória expirar. O programa seria financiado pelo Foreclosure Intervention Fund, que incluirá o dinheiro de uma taxa de US $ 350 recém-imposta na compra de uma propriedade pelo xerife, e será criado dentro de 180 dias após a aprovação, de acordo com o projeto de lei.

O projeto de lei permitiria ao HMFA fazer compras em massa de empréstimos inadimplentes de propriedades elegíveis, o que permitiria aos proprietários refinanciar suas hipotecas para ficarem mais acessíveis para que pudessem ficar em suas casas. E o projeto de lei permite que a agência faça doações a organizações habitacionais sem fins lucrativos, municípios e outras entidades governamentais para realizar funções semelhantes às do HMFA. Uma porta-voz do HMFA não respondeu imediatamente para comentar. A medida foi aprovada pelo Senado com uma votação de 26-9. // NJdotCom

Fonte: Brazilian Press