Prefeito em Novo México ordena suspensão da construção de muro na fronteira

Foto3 Muro na fronteira Prefeito em Novo México ordena suspensão da construção de muro na fronteira
A campanha “Nós Construímos o Muro” (We Build the Wall) começou a construção da cerca da fronteira em terras privadas em Sunland Park (N.M), na sexta-feira (24)

Javier Perea alega que a estrutura de 18 pés (5.4 m) ultrapassa a altura máxima da cidade, que é de 6 pés

Nesta semana, ocorreu uma disputa judicial entre empreiteiros privados que construíram uma cerca de meia milha (0.80 km) entre uma cidade fronteiriça no Novo México e o México. O prefeito do município argumenta que a cerca não obteve a devida autorização.

A campanha “Construímos o Muro” começou a construção da cerca da fronteira em terras privadas em Sunland Park (N.M), na sexta-feira (24), usando dinheiro arrecadado através de doações, informou o jornal Dallas Morning News. A cidade faz fronteira com El Paso (TX) e o México.

A empresa planejava concluir a construção até sexta-feira (31), mas o prefeito de Sunland Park, Javier Perea, disse na terça-feira (28) que a cerca de 18 pés (5.4 m) ultrapassa a altura máxima da cidade de 6 pés. Na quarta-feira (29), ele emitiu uma ordem de suspensão da obra.

Dustin Stockton, vice-presidente e co-fundador da campanha “We Build the Wall”, disse que a construtora não se deixou intimidar por Perea, alegando estar em conformidade com os regulamentos da cidade.

“Sunland Park enviou um inspetor de construção para inspecionar o local antes de começarmos a construir”, disse Stockton. “Havia um inspetor no local quando colocamos o primeiro concreto e, cada vez, ao longo do caminho, recebíamos permissão para continuar a construir enquanto a nossa aplicação era processada”.

Perea disse ao canal de TV local KOAT-7 que a ordem de suspensão foi entregue a um tribunal municipal. A campanha “We Build the Wall” informou que realizará uma manifestação na quinta-feira (30) em apoio ao término do projeto.

“Apertem os cintos, nós estamos apenas iniciando!” Escreveu o grupo numa postagem em sua página no Facebook, compartilhando que disse ser imagens da construção tiradas ao longo do final de semana.

Na manhã de segunda-feira (27), uma equipe do canal de notíticas CNN observou tratores trabalhando no local nas proximidades de Novo México, Texas e divisa com El Paso. Kris Kobach, antigo secretário de segurança de Kansas e conhecido pela postura rígida com relação à imigração, disse “é impressionante como essas campanhas podem angariar com sucesso tanto dinheiro e como os americanos se preocupem com relação a isso”, que também conselheiro geral do “We Build the Wall”.

Quase a metade de meia-milha (0.80 km) está quase completa, relatou Kolbach, custando entre US$ 6 milhões e US$ 8 milhões. A principal empresa construtora, a Fisher Industries, com sede em North Dakota que Trump vem defendendo agressivamente para ela vença o contrato para construir o muro.

A notícia da construção privada do muro tende a mobilizar os ativistas oponentes ao projeto, ao mesmo tempo em que encorajará os apoiadores de Trump e uma de suas principais promessas de campanha. O antigo estrategista da Casa Branca, Steve Bannon, detalhou que parte do muro novo conecta duas partes de 21 milhas (33.7 km) de estrutura já existente. Entretanto, o CNN não confirmou se o novo muro realmente conecta as duas partes do muro construídas pelo governo federal.

“A Patrulha da Fronteira nos informou que essa é a milha número um para ser fechada. O terreno acidentado sempre foi excluído da lista do governo”, alegou Bannon. “É por isso que nos focalizamos; a terra privada não está no programa e as mais difíceis são excluídas primeiro”.

Perguntado se a nova construção é conectada ao muro existente ou se alguém do CBP está aconselhando o grupo ou direcionando os trabalhos, Roger Maier, porta-voz do CBP, informou que “o projeto está conectado aos nossos esforços”, acrescentando que qualquer pergunta deveria ser direcionada à companhia de construção responsável pelo projeto privado.

Kobach descreveu a área como “um espaço que precisava ser preenchido” para impedir o tráfico humano e de drogas. “A ideia principal é que nós queremos complementar o que o governo federal está fazendo”, disse ele. “Nós podemos complementar fechando esse espaço e tornar o muro em El Paso muito mais eficiente”.

Na segunda-feira (27), Kolfage e outros apoiadores da campanha comemoraram os esforços nas redes sociais. “Todos os que são contra disseram que era impossível”, postou Kolfage no Twitter. “Ha ha ha, onde vocês estão agora?”

Fonte: Brazilian Voice