Suspensão da imigração por Trump exclui trabalhadores temporários

Colhedores de vegetais Suspensão da imigração por Trump exclui trabalhadores temporários
O decreto ainda permitirá que o governo continue processando vistos para centenas de milhares de trabalhadores temporários

O plano que está sendo elaborado pelo DHS isenta vistos sazonais de bóias-frias estrangeiros, algo que Trump já havia defendido anteriormente

Aparentemente, o Presidente Trump desistiu de suspender totalmente a imigração para os EUA em meio à pandemia de coronavírus, optando por interromper temporariamente a emissão de green cards e manter os programas de trabalhadores temporários. A decisão foi tomada através de uma ordem executiva elaborada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS).

Falando a repórteres durante sua coletiva de imprensa diária na Casa Branca, na terça-feira (21), Trump disse que o pedido entraria em vigor inicialmente por 60 dias, acrescentando que ele pode estendê-lo “com base nas condições econômicas da época”.

O decreto ainda permitirá que o governo continue processando vistos para centenas de milhares de trabalhadores temporários e deve oferecer isenções para o que considera empregados essenciais, como trabalhadores na área da saúde e imigrantes que chegam aos EUA por meio de familiares imediatos.

Trump negou aos repórteres na terça-feira (21) que estava aproveitando a pandemia de coronavírus para restringir a imigração legal, enfatizando o argumento econômico para proteger as vagas de emprego nos EUA, já que mais de 22 milhões de americanos solicitaram o seguro desemprego.

“Seria errado e injusto que os americanos demitidos em decorrência do vírus fossem substituídos por novos trabalhadores imigrantes vindos do exterior”, disse ele.

O plano que está sendo elaborado pelo DHS, no entanto, isenta vistos sazonais de bóias-frias estrangeiros, algo que Trump já havia defendido anteriormente. Falando aos repórteres no início deste mês, ele enfatizou a importância dos vistos para trabalhadores agrícolas ou agricultores.

“Queremos que eles entrem. Não estamos fechando a fronteira para nenhuma dessas pessoas. Elas estão lá há anos e anos, e eu assumi o compromisso com os agricultores: Eles vão continuar a vir ou não teremos trabalhadores”, disse ele na época.

Fonte: Brazilian Voice