Trump assina decreto para excluir indocumentados do Censo de 2020

O presidente Donald Trump assinou um decreto na terça-feira que exclui imigrantes indocumentados de serem contados como parte da população do país no censo de 2020.  O memorando informa que o Census Bureau deve parar de contar imigrantes indocumentados nos Estados Unidos quando se trata de contabilizar diversas comunidades para delinear distritos congressistas na Câmara dos Deputados.

“A ação de hoje é outro exemplo do compromisso do meu governo em representar os cidadãos dos Estados Unidos e colocar seus interesses em primeiro lugar”, disse Trump em comunicado. Os dados do censo são usados, entre outras coisas, para redesenhar distritos do congresso, para que as mudanças populacionais em diferentes comunidades sejam adequadamente representadas no congresso.

Why is there no MENA category on the 2020 US census? | USA News ...

O impacto que o decreto terá é incerto, uma vez que especialistas jurídicos acreditam que enfrentará imediatamente ações judiciais para bloqueá-lo. A Constituição determina que o Congresso realize um censo de “povo”. O Supremo Tribunal nunca decidiu diretamente se o “povo” a contar inclui imigrantes sem documentos, mas os tribunais inferiores disseram que sim. No ano passado, Trump abandonou sua tentativa de adicionar uma questão de cidadania ao censo de 2020, depois que a Suprema Corte decidiu contra seu governo.  Os resultados do Censo 2020 determinarão a distribuição do poder político e dos fundos federais para a próxima década.

Coronavirus Fears Complicate 2020 Census Planning - Bloomberg

Fonte: Brazilian Press