Ativista em filme sobre prisão de imigração tem deportação marcada, diz família

Um ativista imigrante argentino que foi a fonte de um documentário mostrando abusos em um centro de detenção de imigrantes de Broward estava com deportação marcada na noite de terça-feira (2), disse sua família.

Autoridades judiciais federais concluíram que não têm o poder de intervir no caso de Claudio Rojas. O US Immigration and Customs Enforcement o prendeu pouco antes do documentário “The Infiltrators” ser exibido no Festival de Cinema de Miami, no início de março, de acordo com registros. A ICE disse que não poderia comentar o caso.

“Claudio Rojas enfrenta deportação iminente, a menos que alguém no alto do ICE, ou a administração Trump, possa intervir e impedir que essa paródia da justiça aconteça”, disse Alina Das, uma das advogadas de Rojas. “Está claro que isso é uma retaliação”.

Registros on-line mostram que Rojas, que mora em Miramar, não estava mais listado como detento no centro de detenção de Krome, no sul de Miami-Dade, a partir das 6pm de terça-feira (2).

Rojas, de 53 anos, foi preso durante um check-in de rotina com autoridades de imigração. Ele vive nos Estados Unidos há 19 anos e tem dois filhos e um neto.

Ele desempenhou um papel importante no filme, que se baseou em “injustiças e abusos” em um centro de detenção de imigrantes em Pompano Beach. O filme estreou no Sundance Film Festival, em Utah, antes de ser exibido no Miami Film Festival. Rojas era uma fonte interna do filme, disseram os cineastas.

Os registros mostram que seus advogados entraram com uma ação de direitos civis em um tribunal federal da Flórida depois de sua prisão. No entanto, o tribunal negou seu pedido para permanecer nos EUA enquanto o tribunal revisou seu caso.

Seus advogados apelaram dessa decisão junto ao 11º Circuit Court of Florida. Na segunda-feira, o tribunal concluiu que não tem o poder de impedir que o ICE deportasse Rojas.

Rojas tem um pedido de visto T pendente. Esses vistos são emitidos para vítimas de tráfico humano e de trabalho. Seus advogados dizem que Rojas se tornou um candidato depois de ter sido vitimado por um empregador. O caso está sob investigação do Departamento do Trabalho dos EUA.

De acordo com a política do ICE, as pessoas com visto T pendente recebem proteção contra deportação e ele pode servir como um caminho para o status de residente permanente. Se Rojas for deportado, ele não poderá mais receber o visto T.

Seus advogados dizem que sua deportação colocaria em risco a investigação em curso do Departamento do Trabalho.

“As ações do Departamento de Segurança Interna na execução de qualquer ordem de remoção vão contra a política pública que ajuda formas severas de tráfico de pessoas”, disseram os advogados de Rojas Sandy Pineda e Francisco Lopez em um comunicado. “Isso entra em conflito direto com a intenção do Congresso de que os sobreviventes relatem isso às agências de investigação, assim como o Departamento do Trabalho”.

Nas últimas semanas, a família e apoiadores de Rojas buscaram a intervenção do Congresso dos Estados Unidos, Ted Deutch, D-Broward, do presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi, do senador Marco Rubio, da Flórida e de outros legisladores.

Emiliano Rojas, um dos dois filhos adultos de Rojas, disse que a vida de seu pai se tornou “um pesadelo repleto de dor e estresse”.

“Eu acabei de ter um filho. É o primeiro neto do meu pai “, disse Emiliano. “Meu pai é um cara que gosta de estar com a família. Ele tinha planos de levá-lo para pescar e ensinar-lhe coisas que ele me ensinou. Eu adoraria que meu filho tivesse seu avô presente, mas vejo que não será assim”.

De acordo com colegas defensores da imigração e cineastas, Rojas vazou o complexo funcionamento do Broward Transitional Center, uma instituição sem fins lucrativos que deteve centenas de imigrantes sem julgamento. A instalação de Broward serve como um espaço de espera para deportações iminentes de imigrantes que entraram ilegalmente no país. As informações são do Miami Herald.

Relacionada:

Argentino que expôs em filme abuso em prisões da imigração é preso pelo ICE

O post Ativista em filme sobre prisão de imigração tem deportação marcada, diz família apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News