Cidades santuário recebem fundos apesar das ameaças de Trump

Apesar das ameaças, cidades que aplicaram políticas de “santuário” a pessoas sem residência legal estão discretamente recebendo os subsídios federais a que têm direito.

O Departamento de Justiça tem distribuído fundos para essas jurisdições, embora algumas autoridades acreditem que não fazem o suficiente para cooperar com as agências federais de controle de imigração. Cerca de 18 meses atrás, o governo do presidente Donald Trump ameaçou suspender subsídios para a aplicação da lei. Seu governo argumenta há muito tempo que lugares que não cooperam com as autoridades federais de imigração, muitas vezes chamadas de “cidades-santuário”, representam uma ameaça à segurança pública.

No entanto, o Departamento de Justiça disse à Associated Press nesta semana que todas, exceto uma das 29 jurisdições, foram autorizadas a receber fundos.  As autoridades de Vermont informaram na segunda-feira que foram informadas de que o Departamento de Segurança Pública estadual receberia US $ 2,3 milhões em subsídios que foram bloqueadas. O senador Patrick Leahy, democrata por Vermont, declarou vitória, dizendo que o dinheiro seria usado principalmente para a campanha antidrogas.

Além de confirmar a aprovação dos subsídios às 28 jurisdições, o porta-voz do Departamento de Justiça, Steven Stafford, recusou-se a fazer declarações. Algumas, mas não todas, das 28 jurisdições foram autorizadas a receber subvenções sem ter que modificar as políticas que desencadearam a preocupação original do Departamento de Justiça, agora liderado pelo Procurador Geral William Barr. Nem todos os lugares ainda têm fundos nas mãos e nem todos disseram que já têm autorização para recebê-los.

Fonte: Brazilian Press