CT: ICE tem que reconhecer “ordens de perdão” dos estados

Foto17 Ned Lamont CT: ICE tem que reconhecer “ordens de perdão” dos estados
“Nós os encorajamos a conceder aos perdões de Connecticut o respeito que eles merecem”, escreveu Lamont

O Governador Ned Lamont enviou uma carta ao DHS depois que uma imigrante perdoada foi presa por agentes do ICE

O governador de Connecticut, Ned Lamont, está exigindo que as autoridades federais reconheçam as ordens de “clemência” emitidas pelo estado dele, depois que uma mulher cujos antecedentes criminais foram apagados foi detida para deportação. Na sexta-feira (29), o governador democrata informou ter enviado uma carta à secretária do Departamento de Segurança Nacional (DHS), Kirstjen Nielsen, que é responsável pelo Departamento de Imigração (ICE).

Agentes do ICE prenderam Wayzaro Walton, de 34 anos, moradora em Hartford (CT), e a mantém detida para que ela possa ser deportada à Inglaterra, tendo como base condenações por furto à lojas e outros delitos. Em janeiro, o Comitê de Clemências e Liberdade Condicional aprovou a clemência dela, mas a ordem não entrou em vigor até quarta-feira (27).

A advogada de Walton, Erin O’Neil Baker, disse que as autoridades federais responderam que não estão reconhecendo o perdão porque não foi concedido pelo Governador, que em Connecticut não tem autoridade para perdoar.

“Um indivíduo que é agraciado com perdão pelo Comitê de Clemências e Liberdade Condicional de Connecticut, como um indivíduo que recebe clemência em outro estado, não é mais considerado pela lei que tenha sido condenado ou culpado pelo crime perdoado”, diz a carta enviada por Lamont ao DHS. “Nós os encorajamos a conceder aos perdões de Connecticut o respeito que eles merecem e aos indivíduos que foram perdoados em Connecticut, incluindo a senhorita Walton, a família americana dela e outros que possam ser afetados de forma negativa por esta política, ou seja, prejudicando a oportunidade de continuar a contribuir de forma positiva à nossa comunidade”.

Lamont relatou na carta que Wayzaro, que mudou-se para Connecticut ainda na infância, viveu legalmente nos EUA a maior parte da vida, é casada com um cidadão americano e possui um filho nascido  nos EUA. Ela foi detida no início da semana passada por agentes do ICE como resultado de uma ordem de deportação emitida por duas condenações por 2 delitos não violentos. Sendo que a condenação mais recente ocorrida há mais de 7 anos. Antes de ter sido presa pelos agentes do ICE, Walton foi completamente perdoada  das condenações. Os perdões em Connecticut têm natureza legislativa ao invés de executiva.

“Eu te encorajo a reconsiderar essa interpretação”, escreveu Lamont.

Fonte: Brazilian Voice