Adolescente da Flórida é preso por hackear contas e planejar golpe no Twitter

Uma força conjunta do FBI, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, do Serviço Secreto e do estado da Flórida prendeu Graham Ivan Clark, de 17 anos, morador de Tampa, na costa oeste. Ele é acusado de planejar o ataque a 130 contas no Twitter, incluindo de famosos, em 15 de julho.

Na ocasião, foram realizadas postagens em alguns perfis, pedindo doações em bitcoin. Em nota, o procurador estadual Andrew Warren afirmou que “os crimes foram cometidos usando os nomes de pessoas famosas e celebridades, mas não são as principais vítimas aqui. Este ‘Bit-Con’ foi projetado para roubar dinheiro de americanos comuns de todo o país, inclusive aqui na Flórida. Essa fraude maciça foi orquestrada aqui mesmo em nosso quintal, e não vamos aceitar isso”.

De acordo com a procuradoria, o esquema criado por Clark para invadir as contas dos famosos conseguiu arrecadar mais de US$ 100 mil em bitcoin em apenas um dia. Como uma criptomoeda, o Bitcoin é difícil de rastrear e recuperar se for roubado em uma farsa.

O comunicado ainda afirma que a lei da Flórida permite que menores de 18 anos “sejam processados como adultos em casos de fraude financeira, quando apropriado”.

O candidato presidencial Joe Biden, a estrela de TV Kim Kardashian, o ex-presidente Barack Obama e os bilionários Bill Gates e Elon Musk são algumas das personalidades que tiveram as contas invadidas.

O adolescente está atualmente preso e o advogado do condado de Hillsborough, Andrew Warren, apresentou 30 acusações criminais contra ele em conexão com o ataque cibernético. As acusações incluem fraude organizada, fraude de comunicações, roubo de identidade e hack, sobre as quais ele vai responder como adulto. Fazeli pode pegar pelo menos 5 anos de prisão e uma multa de US $ 250.000. 

Duas outras pessoas alegadamente envolvidas foram formalmente acusadas pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ). Nima Fazeli, 22, de Orlando e Mason Sheppard, de 19 anos, no Reino Unido. Eles usam os apelidos de hackers “Rolex” e “Chaewon”, respectivamente.

Os hackers são acusados de roubar credenciais de funcionários e entrar nos sistemas do Twitter, onde os hackers foram capazes de atingir outros funcionários que tinham acesso a ferramentas de suporte à conta.

A declaração mais recente do Twitter disse que 130 contas foram direcionadas no ataque e que tweets foram enviados de 45 dessas contas. O gigante da mídia social também disse que sua investigação revelou que as caixas de mensagens diretas de 36 contas foram acessadas pelos hackers, incluindo um funcionário eleito na Holanda.

Clark está sendo acusado como adulto. “Este não é um garoto comum de 17 anos”, disse Warren durante a conferência de imprensa. As agências de execução estão levando o ataque muito a sério, dizendo que não são apenas os mais de $100.000 em bitcoin que o adolescente supostamente roubou de usuários inocentes do Twitter; também há problemas de segurança nacional.

“Existe uma falsa crença na comunidade de hackers criminais de que ataques como o hack do Twitter podem ser cometidos de forma anônima e sem consequências”, disse o advogado dos EUA David L. Anderson, no Distrito Norte da Califórnia. “O anúncio da acusação de hoje demonstra que a alegria de hackers nefastos em um ambiente seguro por diversão ou lucro terá vida curta. A conduta criminal pela Internet pode parecer furtiva para as pessoas que a praticam, mas não há nada furtivo nela. Em particular, quero dizer aos possíveis infratores, viole a lei e nós encontraremos você”.

Sua prisão levantou questões sobre como alguém tão jovem poderia penetrar nas defesas do que supostamente era uma das empresas de tecnologia mais sofisticadas do Vale do Silício. Com informações do USA Herald.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Adolescente da Flórida é preso por hackear contas e planejar golpe no Twitter apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News