TSE condena Bolsonaro a oito anos de inelegibilidade

Com o voto da ministra Carmem Lúcia, formou-se maioria no Tribunal Superior Eleitoral brasileiro (TSE) para tornar inelegível por oito anos Jair Bolsonaro, acusado de abuso de poder depois de ter promovido uma reunião com diplomatas estrangeiros em 2022 para divulgar alegações infundadas que colocavam em dúvida o processo eleitoral brasileiro e a integridade das urnas. O encontro foi transmitido ao vivo pela rede estatal de TV EBC. O Ministério Público pediu a condenação de Bolsonaro.

Já votaram a favor da inelegibilidade os ministros Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares e Carmem Lúcia. Os ministros Raul Araújo e Nunes Marques votaram contra. O ministro Alexandre de Moraes inciou o seu voto declarando que acompanharia o relator. O placar final ficará, assim, em 5 a 2 pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não poderá concorrer a nenhum cargo político por oito anos.

Mesmo com a condenação, Bolsonaro não será preso, porque a ação é de âmbito eleitoral e não penal. Ainda cabe recurso no próprio TSE, e no Supremo Tribunal Federal (STF).

The post TSE condena Bolsonaro a oito anos de inelegibilidade appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA