Fraudes – a falta de segurança dos aplicativos

“Estamos comprometidos em proteger a privacidade dos usuários e oferecer um ambiente seguro para eles. Os apps maliciosos que abusam ou fazem uso indevido de redes, dispositivos ou dados pessoais são expressamente proibidos”, diz o texto informativo da Google Play sobre fraudes na internet.

A plataforma que abriga milhares de aplicativos reforça ainda que “não são permitidos apps que roubam dados, monitoram ou prejudicam usuários secretamente ou apresentam qualquer outro comportamento malicioso”. No entanto, a realidade nos mostra que sim, os hackers do mal estão passos à frente e burlam esse ou qualquer outro sistema.

A luta contra fraudes em aplicativos não é de hoje. Em 2018, uma investigação recente feita pelo BuzzFeed News revelou que um grupo de cibercriminosos estava utilizando 125 aplicativos de Android para manter o maior esquema de fraude de propaganda já registrado. Conforme divulgado pelo Canal Tech, o esquema foi executado por uma empresa chamada We Purchase Apps, que comprou 125 aplicativos reais desenvolvidos para o Android por pequenas companhias ou desenvolvedores autônomos, a maior parte deles joguinhos genéricos e aplicativos de utilidades, como VPNs.

Fraudes na instalação de aplicativos em dispositivos móveis deram 73,5 milhões de dólares (R$ 299,7 milhões) em prejuízos para empresas nos primeiros sete meses de 2019, segundo um levantamento feito pela empresa de marketing de dispositivos móveis AppsFlyer, publicado pelo portal Terra.

fraudesNele, segundo a empresa, esse valor equivale a quase metade dos prejuízos do período em toda a América Latina. Em termos globais, a publicidade exposta a fraudes na instalação de apps no primeiro semestre somou 2,3 bilhões de dólares.

De acordo com a empresa, cerca de 20% dos aplicativos instalados em 2019 são fraudulentos. A maioria dos desfalques no país foi de apps de compras, com 62,4 milhões de dólares.

Em termos mundiais, a AppsFlyer constatou também que a fraude de instalação de aplicativos pelo sistema operacional iOS da Apple é menos vulnerável do que no Android.

Pessoas mal intencionadas adicionam atribuições maliciosas nestes arquivos, como o caso do roubo de dados e da captura das compras como citado.

Ou seja, infelizmente não há como ter certeza da confiabilidade do aplicativo. Pode ser que o app funcione normalmente sem que você note qualquer irregularidade. No entanto, é possível que ele esteja monitorando seu aparelho e enviando seus dados a outras pessoas.

Assim, antes de realizar o download de um aplicativo fora da loja oficial do Google, verifique se o app em questão possui alternativas dentro dos domínios do gigante. Pense bem antes de arriscar seu aparelho com conteúdo de terceiros. A maior parte dos malwares disponibilizados para aparelhos com Android é proveniente de aplicativos que não estavam listados na loja padrão.

Caso instale um aplicativo fora da Play Store, certifique-se de utilizar um dos diversos scans ou antivírus disponibilizados para aparelhos com Android.

Uma das maneiras simples e eficientes de manter o celular seguro é por meio das atualizações do sistema. O Google trabalha para disponibilizar melhores técnicas de segurança em seu sistema operacional. Por isso, mantenha seu dispositivo atualizado para receber uma proteção mais eficiente contra possíveis malwares que podem surgir em atualizações de aplicativos já instalados em seu dispositivo.

A matéria especial dessa edição aborda a crescente onda de fraudes em aplicativos de compras e transporte – “Golpistas usam “robô” para roubar dados e fraudar aplicativos de compras e de transporte como Instacart e Uber” (página 10) – com denúncias de brasileiros que até postam vídeos dizendo como fazem a fraude. Além de ser contra a lei, esses fraudadores tiram a oportunidade de quem realmente precisa e trabalha de forma honesta.

Referência: Canal Tech.

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Fraudes – a falta de segurança dos aplicativos apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News