Portadores de TPS e dreammers terão dificuldades no plano de cidadania do Senado

Um projeto de lei que visa conceder cidadania a milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos, incluindo aqueles conhecidos como sonhadores e pessoas com Status de Proteção Temporária (TPS), está longe de ser aprovado devido à forte oposição dos republicanos.

O Comitê Judiciário do Senado debateu na terça-feira este projeto que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e que os democratas defendem, mas ao qual os republicanos se opõem porque não fala do reforço da segurança nas fronteiras.

Detalhes da proposta

O Projeto HR6 pode abrir caminho à cidadania para cerca de 4,5 milhões de sonhadores, portadores de TPS e pessoas cobertas pelo chamado DED (Deferred Forced Departure) ou “Deferred Mandatory Departure”, segundo estimativas do Migration Policy Institute (MPI). A data da audiência coincidiu com o nono aniversário do anúncio da Ação Diferida para Chegadas à Infância (DACA), um programa pelo qual o então presidente Barack Obama (2009-2017) protegeu centenas de milhares de imigrantes indocumentados da deportação. como crianças.

O principal motivo do lado conservador ser contra a iniciativa que visa dar cidadania a esses grupos de imigrantes, segundo o senador Chuck Grassley, o mais alto republicano do Comitê Judiciário do Senado, é que a proposta legislativa não contém nenhuma medida que visa reforçar a segurança das fronteiras dos EUA. “Se quisermos dar status legal aos Dreamers, devemos fortalecer nossa fronteira para que não nos encontremos na mesma situação novamente em 20 ou 30 anos”, disse Grassley. E acrescentou que infelizmente o governo Biden não parece levar a sério essa questão e nem mesmo os projetos que estão sendo debatidos.

O senador de Iowa também considerou que o projeto de lei conhecido como “American Dream and Promise Act of 2021 (HR6)” proporcionaria um caminho para a cidadania a milhões de imigrantes ilegais que não têm ligação com o programa DACA. Na mesma linha de seu colega, o senador conservador John Cornyn, que era uma das esperanças dos democratas para que o projeto fosse aprovado em breve no Senado e o senador republicano Ted Cruz se manifestaram.

Para refutar as ideias dos republicanos, vários senadores democratas, como Alex Padilla, da Califórnia, garantiram que conceder cidadania a essa população indocumentada impactaria positivamente a economia do país, outra prioridade dos conservadores além da segurança.

Na verdade, de acordo com relatório do Center for American Progress e da University of California, abrir caminho para a cidadania de jovens trazidos ao país na infância, conhecidos como sonhadores, significaria um impulso de US $ 799 bilhões à economia e 285.400 novos empregos em 10 anos.

Apesar disso, a medida não pôde ser aprovada no Senado, porque há empate entre democratas e republicanos, com 50 cadeiras cada um dos dois partidos. Para ser enviada a Biden, a medida legislativa precisa do apoio de pelo menos 10 republicanos, algo difícil de se conseguir apesar de as pesquisas mostrarem um apoio majoritário dos americanos à concessão de cidadania a Dreamers e Tepesians. Antes da audiência na terça-feira, o senador democrata Dick Durbin havia apontado que o país “está pronto” para o Congresso aprovar o HR6 e que já tem “cinco ou seis” dos dez votos republicanos de que precisa para aprovar o projeto.

Fonte: Brazilian Press