Suprema Corte dos EUA reativa lei de deportação imediata de imigrantes pegos na travessia ilegal

A Suprema Corte dos Estados Unidos restabeleceu nesta terça-feira (20) a cláusula de imigração Título 42, que autoriza a deportação imediata de indivíduos pegos tentando entrar sem visto no território no país. Instituída em 2020 durante o governo de Donald Trump, a regra estava suspensa desde novembro passado por ordem de um juiz do Distrito de Columbia. Em seu parecer, o presidente da Suprema Corte, John Roberts, ordenou que a decisão seja mantida até um novo julgamento.

Nos último dias, mais de 20 estados apresentaram recursos de emergência pedindo a volta da legislação. O presidente Joe Biden também se posicionou favorável à restituição do Título 42, que vinha sendo usado por ele para barrar a entrada de imigrantes ilegais, impedindo-os  de buscar asilo no território americano. Desde que foi criada durante a pandemia de covid-19, até o final de setembro, 2,3 milhões de cidadãs da América Latina e do Caribe tiveram asilo negado na fronteira sul dos Estados Unidos, de acordo com dados do Department of Homeland ans Security.

Alguns governadores republicanos, como Greg Abbott, do Texas, instituíram sua própria política de remoção de imigrantes de seu território, enviando-os em ônibus para outros estados do país.

El Paso, no Texas, que fica na divisa com Ciudad Juárez, no México, decretou estado  de emergência, devido a uma suposta “invasão de imigrantes”.

Já os ativistas da causa imigratória, alegam que o dispositivo é “desumano”, pois impede que um candidato a asilo em potencial formule seu pedido.

Fonte: AcheiUSA